. Tudo o que você precisa saber sobre mentoria empresarial para coaches | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Tudo o que você precisa saber sobre mentoria empresarial para coaches

Não é nenhuma novidade que os processos de coaching vêm transformando as vidas de milhões de pessoas no Brasil, seja como coachees, que recebem orientações para alcançarem as suas metas de vida, seja como coaches, encontrando nessa carreira um propósito de vida profundo.

Entretanto, um outro mercado que pode se beneficiar muito da atuação de um coach bem capacitado é o de consultorias empresariais. Isso porque cada vez mais empresas entendem que o capital humano é o seu maior recurso e, a partir dessa percepção, acreditam que o processo de coach pode trazer impactos tremendos dentro de suas estruturas organizacionais.

Se você está começando agora na carreira de coach ou mesmo se já atua no mercado há algum tempo, mas deseja expandir os seus serviços, a mentoria empresarial para coaches pode mostrar o caminho do sucesso e da realização profissional. Veja como!

O que é mentoria empresarial para coaches

Antes de entrarmos especificamente no processo de mentoria empresarial e em como ele acontece, é interessante entendermos o que é exatamente uma mentoria e por que ela tem tudo a ver com coaching.

O que é mentoria?

O mentor sempre esteve presente na história da humanidade como figura clássica de um mestre ou professor, alguém mais experiente que poderia ajudar um aluno ou iniciante a trilhar o seu caminho de crescimento e amadurecimento de forma mais eficaz.

Embora seja uma prática ancestral, nos últimos anos, a mentoria ganhou uma relevância cada vez maior à medida que as pessoas e as organizações reconheceram a sua importância.

Em um processo de mentoria, a experiência do mentor é um fator decisivo. Por já ter percorrido o caminho que o mentorado deseja trilhar, ele pode acelerar esse processo com insights e percepções que, em um processo de aprendizado solitário, só ocorreriam muito mais tarde.

E o que é essa mentoria para coaches?

Na nossa mentoria empresarial para coaches, aplicamos esse conceito moderno para guiar as pessoas que querem viver de coaching mas ainda não alcançaram esse objetivo. Logo, vamos trazer a experiência do Instituto Marcos Tito para todos que querem seguir a carreira mas encontram dificuldades para trilhar esse caminho profissional, mostrando como é possível estruturar o seu negócio de coaching.

Por que fazer a mentoria?

Como vimos, todo processo de mentoria se baseia na transmissão de conhecimento de uma pessoa mais experiente (o mentor) para alguém que está começando a trilhar a sua jornada (o mentorado).

Na nossa mentoria, o participante terá acesso a todo o conhecimento e expertise do Instituto Marcos Tito (IMT) por meio de um processo estruturado em três eixos principais:

Conhecendo o seu ambiente

Todos nós temos predileções e aptidões mais pronunciadas que outras. Essas aptidões podem se originar de vários fatores, desde predisposições genéticas até o ambiente familiar em que crescemos ou mesmo experiências de vida impactantes e transformadoras.

Um dos pilares da nossa mentoria consiste justamente em identificar, no coach, quais são esses pontos fortes, bem como as predileções naturais e quais experiências de vida podemos trazer para a sua práxis como coach.

A partir da compreensão do seu know-how pessoal, vamos identificar, dentro do seu nicho de atuação, quais os problemas e necessidades específicas do seu público. Nesse momento, o coach deve ter sempre em mente a seguinte pergunta: quais são os problemas das pessoas ao meu redor? A partir dessa reflexão é que vamos poder orientá-lo na criação de produtos e soluções em coaching para agir na solução desses problemas. Vamos ensiná-lo a criar e a vender esses produtos, maximizando a sua atuação no mercado.

Divulgando os seus serviços

Muitos profissionais se sentem pouco confortáveis divulgando os seus produtos ou serviços, fenômeno mais comumente descrito como “Síndrome do Impostor”. Por mais que esse seja um comportamento comum e natural em certa medida, é importante combatê-lo.

Se você é um profissional comprometido, que busca se aprofundar na sua área de atuação, bem como entregar produtos e serviços de alta qualidade que beneficiem os seus clientes, não há motivos para não divulgar o seu trabalho. Afinal, quanto mais pessoas souberem da sua atuação, maior vai ser o benefício da sua ajuda.

Para que você compreenda melhor a importância de uma boa divulgação do seu trabalho e aprenda a atrair novos clientes, o segundo eixo da nossa mentoria gira em torno da estruturação das ferramentas comerciais que vão trazer os melhores resultados para você.

Também ensinamos a desenvolver campanhas de marketing efetivas nas redes sociais, estruturando as suas ações com base nos resultados que deseja alcançar naquele período.

Gerenciando a sua empresa

Por fim, o último eixo é o do gerenciamento. Mesmo que atue individualmente, é preciso encarar a sua atividade de coach como uma atividade empresarial. Apenas dessa forma é possível alcançar os resultados financeiros e profissionais que almeja.

Vamos lhe ensinar a gerenciar a sua empresa de coaching, cobrindo aspectos administrativos e financeiros, como fluxo de caixa, balancete, DRE e conceitos fundamentais de gestão empresarial.

Além disso, também ensinamos técnicas muito avançadas de coaching, as chamadas “técnicas sênior” — um conjunto de métodos que mergulha ainda mais fundo que uma formação de nível master, ampliando muito mais o impacto do seu processo de coaching.

Como funciona a mentoria empresarial para coaches?

Nosso processo de mentoria começa quando você preenche uma aplicação rápida composta por 5 perguntas que nos permitem traçar um perfil preliminar. Após essa etapa, um dos nossos consultores entrará em contato e depois o próprio Marco Tito vai fazer uma entrevista rápida, a fim de identificar os erros que o coach está cometendo e como a mentoria pode ajudar.

Uma vez aprovado, o processo de mentoria dura 3 meses, sendo composto por 4 dias de imersão total e mais quatro sessões online de acompanhamento de resultados e ajuste de estratégia.

Quais resultados posso esperar?

O processo de mentoria empresarial para coaches promovido pelo IBC tem como objetivo principal capacitar os profissionais de coaching dentro dos mais variados nichos de atuação para que possam realizar o sonho de viver exclusivamente do coaching, alcançando satisfação pessoal e sucesso financeiro.

Graças à experiência que acumulamos ao longo dos anos, desenvolvemos uma metodologia que gera resultados rapidamente, levando o mentorado a, não apenas cobrir os investimentos feitos na sua formação, mas, alavancar o seu negócio com resultados concretos.

Ficou curioso sobre a nossa mentoria empresarial para coaches? Quer saber mais sobre como esse processo pode lhe ajudar a alcançar os seus objetivos? Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e comece hoje mesmo a transformar a sua vida!