. Por que o autoconhecimento é importante? | Marcos Tito
  • Demais Localidades: 0800 007 8050
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Por que o autoconhecimento é importante?

Conhecer a si mesmo, desenvolver autoconfiança e possuir objetivos claros parecem condições difíceis de alcançar. No entanto, se você busca sucesso em sua vida pessoal e profissional e em suas relações interpessoais, é melhor começar a considerar um mergulho interior profundo em direção ao autoconhecimento.

Se você ainda precisa identificar a verdadeira importância do autoconhecimento e como ele pode contribuir em sua vida, saiba que você está lendo o artigo certo! Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que é o autoconhecimento?

Em um primeiro momento, é possível que pareça um pouco utópico, mas o autoconhecimento é uma condição de consciência e reconhecimento sobre tudo aquilo que afeta o seu bem-estar. De uma forma mais simples, é quando você sabe quais são as coisas que você gosta, quais são seus sonhos e suas aspirações, ou seja, tudo aquilo que contribui para a sua felicidade.

O contrário também é verdadeiro: é preciso conhecer aquilo que você não gosta e que acaba sugando sua energia. O resultado disso é o conhecimento da sua própria essência.

​A consciência por si só é a habilidade de observar e reconhecer a si e aos estímulos externos, tirando conclusões verdadeiras a partir disso. Quanto mais a consciência se expande, menos espaço existe para que a raiva, o medo ou qualquer sentimento negativo o dominem.

Uma forma de exercitar o autoconhecimento é procurar responder perguntas que o levem a uma reflexão mais profunda das suas verdadeiras motivações. Se quiser experimentar essa sensação, responda às seguintes perguntas com o máximo de franqueza:

Note que, ao conseguir responder essas perguntas com convicção, você passa a ter mais segurança sobre o que quer e sobre o que não quer para a sua vida, bem como o que o leva adiante e o que bloqueia o seu caminho. Assim, há um poder maior de escolher as coisas que quer manter em sua vida pessoal e profissional.

Como ele auxilia na vida pessoal?

Ao contrário do que as pessoas pensam, conhecer as suas fraquezas e defeitos não é algo negativo. Só a partir deles você será capaz de identificar em quais aspectos da sua vida é preciso melhorar. Isso contribui para o desenvolvimento de três benefícios principais para a vida pessoal:

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para se tornar receptivo ao desenvolvimento constante. A partir disso, suas fragilidades não são vistas como empecilhos, mas como oportunidades de aprendizado e crescimento. Sua autonomia ganha forças e torna-se cada vez mais consciente.

Como contribui para a vida profissional?

A contribuição do autoconhecimento para a vida profissional está diretamente relacionada à consciência tomada sobre a responsabilidade de cada um sobre o seu próprio sucesso. Ela auxilia na compreensão de que é possível alcançar determinado objetivo, desde que sejam trabalhadas as suas forças e fraquezas.

A partir do conhecimento das suas capacidades e limitações, é possível aprimorar o seu desempenho em direção a uma promoção, mudança de carreira ou mesmo a um novo empreendimento. Independentemente da escolha, o autoconhecimento aumenta a segurança em si mesmo de realizar sonhos a partir do foco e do comprometimento. ​Além disso, contribui também para:

Quais são os benefícios nas relações interpessoais?

A busca interna pela própria personalidade aumenta as chances de alcançar felicidade e satisfação pessoal e profissional. Com isso, é possível olhar para as relações interpessoais com mais cordialidade e paciência. Alguns dos benefícios podem ser listados como:

É importante perceber que quanto menos uma pessoa conhece a si mesma, menos ela conseguirá reconhecer suas fraquezas e contribuições para as outras pessoas, dificultando assim o seu relacionamento em grupo, mesmo dentro de uma corporação.

Qual a relação entre autoconhecimento e coaching?

O coaching é um método de encontrar e maximizar as potencialidades de cada indivíduo. A partir disso, ele fornece ferramentas e testes que auxiliam a autodescoberta. Em resumo, trata-se de um guia de orientação para o autoconhecimento.

Com o apoio de um mentor, é possível organizar os objetivos profissionais e de vida de acordo com prioridades e metas para atingir excelentes resultados. A grande sacada do coaching é que ele trabalha pequenos sucessos diários que fortalecem a autoconfiança. Além disso, ele estimula:

Em resumo, o coaching ajuda a transformar os objetivos em metas realizáveis, a traçar um caminho para o autoconhecimento e disponibiliza técnicas para auxiliar na descoberta das respostas certas.

É importante lembrar que o autoconhecimento é um processo longo e constante; por isso, ter pressa poderá dificultar os resultados. Porém, ainda assim, a redescoberta contínua permite que você esteja sempre em busca da melhor versão de si mesmo, se conhecendo e aprendendo mais sobre os seus próprios objetivos. O aprendizado é a forma mais eficiente de abrir sua visão e direcionar seus caminhos.

Se você quer conquistar o conhecimento de si mesmo e ficar por dentro de outros conteúdos como este, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram.