. Personal e Group Coaching: o que são, como funcionam e mais | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Personal e Group Coaching: o que são, como funcionam e mais

A qualificação profissional a satisfação pessoal são objetivos para quem deseja uma posição de prestígio em uma carreira. Por isso, o group coaching e o personal coaching estão sendo cada vez mais procurados.

Essas duas formas de capacitação tiveram origem no conceito de coaching, que passou a ser mais reconhecido com a parceria entre os norte-americanos Tim Gallwey e John Whitmore. Na década de 90 do século passado, eles compartilharam experiências e mostraram como o coaching pode ser útil no mundo corporativo.

Neste post vamos destacar a definição e a metodologia do personal coaching e do group coaching, além de aspectos que devem ser levados em consideração na escolha do instrutor. Confira!

Saiba o que é personal coaching

Essa modalidade de capacitação consiste em oferecer um acompanhamento individualizado e personalizado a um profissional. O objetivo é fazer com que o indivíduo promova o autoconhecimento.

Dessa forma, ele terá mais condições de identificar suas competências, suas habilidades e suas fraquezas. Isso é fundamental para adotar medidas que priorizem o desenvolvimento na carreira e no aspecto pessoal.

O coach, responsável por acompanhar o coachee (treinado), vai mapear o potencial do cliente verificando os talentos já adquiridos e os que podem ser aprimorados. Essa ação permite estabelecer os objetivos e as ações para concretizá-los.

Contudo, a mudança apenas será viável com o coachee se esforçando ao máximo para se aperfeiçoar. Adotando essa postura fica mais fácil assimilar os ensinamentos repassados pelo personal.

Normalmente o personal coach é procurado por indivíduos que estão desmotivados e com problemas para encontrar alternativas para evoluir na carreira. Os resultados somente serão os esperados caso o cliente esteja determinado a vencer a acomodação e as próprias limitações.

Com foco, planejamento e força de vontade é possível obter uma série de benefícios com essa atividade. Por exemplo:

Entenda o que é group coaching

Com os mesmos objetivos do personal coaching, o group coaching apresenta um diferencial importante: contempla várias pessoas ao mesmo tempo.

Os participantes podem ser pessoas que já se conhecem ou não. Os inscritos ganham apostila e outros materiais que vão ajudá-los a identificar as virtudes e a utilizá-las no ambiente de trabalho e em outras situações do cotidiano.

Em cada treinamento as pessoas são divididas em grupos com no mínimo 6 participantes e no máximo 12. Essa atividade pode ter, por exemplo, grupos de gestores, empresários e trabalhadores de um mesmo segmento profissional.

São utilizados os mesmos procedimentos do personal coaching — assim é mais simples conduzir os interessados para o alcance de melhores resultados profissionais. Além disso, a iniciativa faz com que os participantes não percam a atenção e estejam mais preparados para a mudança.

Há diversos benefícios para os que fazem um treinamento desse tipo em grupo. Os mais importantes são:

Perceba como o group coaching e o personal coaching funcionam na prática

Um treinamento coaching propicia que as pessoas fiquem mais motivadas, porque elas entendem não apenas os fatores que as impedem de evoluir, mas também procuram formas de crescer por mérito próprio.

Não basta somente ter vontade de mudar: é crucial ter um foco no autoconhecimento. Esse fator faz com que muitos considerem o coaching um trabalho de acompanhamento psicológico. Isso, porém, não corresponde à realidade.

Independentemente da modalidade, o coaching é uma ação que deve ter objetivos bem estabelecidos e um planejamento com início, meio e fim. Ele possui 10 sessões, que são realizadas a cada 15 dias, totalizando 5 meses.

No personal coaching, uma sessão tem uma duração de 1h30, e no group personal, dura 2 horas. As reuniões possuem um tema específico: no personal, os assuntos estão relacionados diretamente ao coachee; no group, os temas são abertos, mas precisam ter uma relação com as metas estabelecidas.

Em ambos os casos são abordados procedimentos e disponibilizadas ferramentas para os participantes estarem mais aptos a alcançarem os próprios objetivos. Em geral, são feitas atividades como:

Pense em como escolher o seu coach

Em um momento de instabilidade econômica, muitos pensam em economizar ao escolher uma capacitação. Essa postura é até compreensível, mas não pode ser a principal referência na hora de escolher um coach.

O ideal é obter bastante informações sobre o profissional. Um bom indicador é saber, por exemplo, quantas pessoas já foram orientadas pelo coach. Para chegar ao nível sênior, ele precisa ter no mínimo 2.500 horas de personal coaching.

Outra recomendação é constatar se o profissional possui certificações em instituições renomadas no mercado. Isso mostra que o coach busca o aperfeiçoamento constante e está habilitado a prestar um bom serviço.

É interessante também verificar se o coaching tem um perfil adequado ao que você está procurando. Há profissionais, por exemplo, mais direcionados para trabalhar com executivos. Também existem os que priorizam colaborar com jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Ambos contribuem bastante com os que desejam crescer em uma carreira.

Atualmente um coach bastante renomado no mercado nacional é o Marcos Tito. No cargo de diretor do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), ele expandiu, em 2 anos, as ações da entidade no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Sergipe em 487%.

Além disso, Tito faz parte da Trainers do Professional & Self Coaching, considerada a principal formação em coaching do Brasil. Ele tem pós-graduação em Psicologia Positiva aplicada ao Coaching pela Faculdade Monteiro Lobato. Também é graduado em Leadership And Coaching Certification, pela Ohio University College of Business, nos Estados Unidos.

Marcos Tito é um dos profissionais mais experientes em coaching do Brasil. Uma prova disso são os números abaixo:

Está interessado em saber mais sobre group coaching e personal coaching? Então entre em contato conosco para estar mais perto do sucesso! Será um prazer atendê-lo!