. Performance profissional: entenda como um coach pode ajudar nesse processo | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Performance profissional: entenda como um coach pode ajudar nesse processo

Melhorar a performance profissional e alcançar um alto nível de desempenho é o desejo de muitas pessoas que querem direcionar a carreira, progredir e conquistar destaque no mercado de trabalho.

Entretanto, para que essa evolução aconteça, é preciso ter autoconhecimento e entender o que separa o estado atual do almejado. Dessa forma, é possível elaborar um planejamento que proporcione a construção de uma carreira de sucesso.

Neste artigo, vamos explicar os principais aspectos a serem considerados para traçar um caminho em direção a alta performance profissional. Além disso, mostraremos como um coach pode tornar essa trajetória mais fácil, rápida e motivadora. Confira!

Como melhorar a performance profissional?

O primeiro passo para melhorar a performance profissional é entender quais são seus pontos fortes e os talentos que podem ser transformados em capacidades e habilidades valiosas para a evolução.

Com esse conhecimento, é viável usar os principais aspectos positivos da personalidade e do comportamento para guiar a construção de uma carreira bem-sucedida.

Contudo, para que os talentos e as forças já consolidadas propiciem o desenvolvimento, é preciso ter visão estratégica e adequá-las às necessidades do mercado. Assim, é possível fazer um bom planejamento e realizar ações eficientes para melhorar a performance e alcançar o reconhecimento profissional.

Como identificar os pontos fortes e fracos?

Pontos fortes são características positivas que permitem a realização de determinadas tarefas com excelência. São habilidades e competências que sempre que utilizadas proporcionam bons resultados.

Já pontos fracos são características limitadoras que atrapalham de alguma forma o seu desempenho. Geralmente, são evidentes ou, pelo menos, têm consequências visíveis.

Por exemplo, se sempre que é preciso falar em público ou conversar com alguém você consegue atingir o seu objetivo, a comunicação, provavelmente, é um dos seus pontos fortes. No entanto, se você fica muito nervoso, não consegue raciocinar de forma coerente e formar frases convincentes, esse deve ser um dos seus pontos fracos.

Os pontos fracos precisam ser corrigidos ou contornados. A melhor abordagem depende do impacto que esses aspectos têm no seu desenvolvimento. Porém, eles não podem ser ignorados. Quando isso acontece, com o passar do tempo, tornam-se cada vez mais perceptíveis e prejudiciais para a evolução da carreira.

Dessa forma, para identificar os pontos fortes e fracos é preciso observar o próprio comportamento, analisar as experiências vividas e avaliar os resultados obtidos. Ademais, é importante ouvir a opinião de pessoas de confiança e contar com a ajuda de um profissional.

Como um coach pode ajudar nesse processo?

Para conseguir observar o próprio comportamento de forma eficiente, identificando talentos que podem ser explorados, pontos fortes já consolidados e pontos que precisam de melhorias, é necessário um profundo autoconhecimento.

Quando não existe o entendimento sobre as próprias características, o resultado é uma análise confusa e quase sempre equivocada dos pontos fortes e fracos. Assim, são cometidos diversos erros no planejamento da carreira, o que faz o caminho em direção a alta performance profissional ser muito mais longo e desgastante.

O coach é capacitado para ajudar nessa trajetória. Esse profissional conhece técnicas, práticas e ferramentas que propiciam o desenvolvimento do autoconhecimento e a obtenção de clareza em relação a valores, objetivos e propósitos.

Desse modo, é possível criar um plano de crescimento bem fundamentado e tornar o processo de melhoria da performance profissional mais simples, rápido, fácil e motivador.

Você quer alcançar a alta performance profissional? Conheça o Programa de Mentoria Sênior!

A trajetória em direção a alta performance profissional é baseada em dois fatores: comprometimento e clareza. O primeiro depende exclusivamente da sua disposição e empenho em atingir o sucesso.

O segundo pode ser conquistado por meio de tentativas e erros ou com o auxílio de um mentor. Alguém disposto a transferir toda a sua experiência para que você consiga atingir seus objetivos com mais facilidade, agilidade e segurança.

No programa de Mentoria Sênior, Marcos Tito será o seu mentor. Durante quatro meses, você será orientado e terá ao seu dispor os conhecimentos obtidos durante anos ajudando profissionais a serem bem-sucedidos.

Você realmente está comprometido em alcançar uma alta performance profissional? Quer ter clareza sobre os seus objetivos, talentos e pontos fortes e fracos? Então, conheça algumas questões que serão trabalhadas durante a Mentoria Sênior e entenda como esse programa vai ajudá-lo a ter êxito na busca pelos seus objetivos.

Consultoria comportamental

No início da mentoria, por meio de uma consultoria, você vai descobrir qual é o seu perfil comportamental e receberá um retorno técnico de um consultor e coach sobre as suas principais características, como valores e talentos.

Na parte final do processo, o perfil comportamental será feito novamente para identificar as mudanças ocorridas e os efeitos das ações que estão sendo executadas.

Consultoria financeira

Um dos maiores problemas da gestão financeira é não estar preparado para fazê-la de modo eficiente. Na Mentoria Sênior, você vai aprender a utilizar nas suas finanças as técnicas e estratégias dos maiores empresários do mundo.

Além disso, um coach financeiro, em uma sessão individual, esclarecerá suas dúvidas sobre finanças e auxiliá-lo a elaborar um planejamento de acordo com as suas necessidades.

Definição e planejamento de objetivos

Depois de ter aprimorado o autoconhecimento com o auxílio de consultores e coaches, você vai aprender a estabelecer objetivos e alinhá-los aos seus valores e desejos pessoais e profissionais.

Ademais, seus sonhos profissionais, e as perdas e ganhos associados, serão discutidos e trabalhados. Com isso, será possível obter insights poderosos, ter clareza e elaborar estratégias para que exista controle e segurança durante a trajetória.

Desenvolvimento da alta produtividade

Durante o programa, você vai aprender práticas, técnicas e conhecer ferramentas que vão ajudá-lo a utilizar os seus talentos, delegar com eficiência e direcionar seus esforços para as atividades certas, possibilitando o aumento da produtividade.

Não existe uma fórmula para alcançar a alta performance profissional. A trajetória em direção a ela é cheia de desafios e necessita de autoconhecimento, entendimento sobre os objetivos almejados e comprometimento. O acompanhamento de um coach ou mentor torna essa jornada muito mais fácil, rápida e estimulante, pois ajuda a evitar erros comuns, assim como a frustração e a desmotivação. Por isso, esse auxílio é muito valioso para o bem-estar e a conquista de uma carreira bem-sucedida.

Gostou de saber como melhorar a performance profissional? Entendeu como um coach ou um processo de mentoria é essencial nessa trajetória? Então entre em contato conosco e comece hoje mesmo a sua trajetória rumo ao sucesso!