. O que é transtorno dissociativo de identidade | Marcos Tito
  • Demais Localidades: 0800 007 8050
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

O que é transtorno dissociativo de identidade

istock.com/mokee81 O transtorno dissociativo de identidade é quando o indivíduo possui mais de uma personalidade.

O Transtorno Dissociativo de Identidade é uma condição psicológica em que o indivíduo vivencia e externa mais de uma personalidade. Este é um problema que pode levar à perda do senso de si mesmo e até mesmo das próprias decisões e ações, uma vez que ocorrem mudanças abruptas no comportamento, perda de memória, alteração da percepção e até prejuízos à capacidade de entendimento.

O famoso conto “O Médico e o Monstro” traz um interessante retrato sobre esse transtorno, que é popularmente conhecido como dupla personalidade. Ainda não se sabe qual a causa específica deste problema psicológico, que se caracteriza especialmente pela apresentação de um comportamento diferente do habitual para o indivíduo. Outros sintomas do transtorno dissociativo de identidade são:

– Gaps na memória;

– Perda de habilidades aprendidas;

– Descoberta de situações que não recordam de terem feito.

Geralmente associada a eventos traumáticos, a amnésia observada no Transtorno Dissociativo de Identidade é irregular e diz respeito eventos cotidianos e comuns. O problema leva o indivíduo a mudar completamente sua maneira de agir, transformando-o em uma pessoa totalmente diferente — com valores e crenças distintas. É possível que o indivíduo passe a fazer coisas que anteriormente não “sabia” fazer.

O Transtorno Dissociativo de Identidade causa grande sofrimento e prejuízos significativos à vivência social e profissional. O processo de Coaching pode auxiliar no fortalecimento de uma identidade e na solidificação do caráter, das crenças e dos valores, e deve ser aplicado em conjunto com o tratamento psicológico para a doença.