.
© Depositphotos.com / bakhtiarzein O comportamento operante é estimulado pelas suas consequências e o respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo.
Um condicionamento operante é gerado pelo comportamento que é estimulado pelas suas consequências. Ou seja, trata-se de um processo que existe devido ao que vai acontecer após uma tomada de decisão. Esta classe de comportamentos recebe o nome de Operante devido ao fato de que quando ocorrem “operam” o meio, modificando-o e alterando os comportamentos.
Em um clássico e conhecido experimento, foram utilizados ratos que ficavam presos em uma caixa sem comida ou água. Esta caixa possuía uma barra flexionável que, ao ser pressionada, liberava água e comida. Ou seja, toda vez que os animais repetiam um comportamento esperado, eram premiados. Em outras palavras, os animais foram moldados a ter essa atitude.
Há dois tipos de estímulos por meio dos quais as consequências podem modificar o comportamento: o reforço positivo e o reforço negativo.
O comportamento é fortalecido por um estímulo que é acrescentado à consequência. É o caso dos ratos que recebem comida ao fazerem algo considerado desejável. Este reforço é chamado de Positivo, pois acrescenta algo a consequência — que, neste caso, é a adição de comida.
O Reforço Positivo pode ser associado a sentimentos de bem-estar, alegria, motivação e dedicação
Enquanto para o reforço positivo o comportamento é reforçado pela adição de um estimulo, o reforço negativo acontece pelo oposto: o comportamento é fortalecido pela remoção de um estímulo. No exemplo do rato, caso ele recebesse um choque ao entrar em uma área não permitida, ele seria estimulado negativamente a não apresentar o comportamento indesejável.
O reforço negativo está associado a sentimentos como ansiedade, angústia, medo, apreensão e mal-estar.