. Guia: está na hora de pedir auxílio para um profissional de coaching? | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Guia: está na hora de pedir auxílio para um profissional de coaching?

Nossa caminhada enquanto seres humanos não é linear e disso sabemos bem. Temos nossos momentos de forte impulso motivacional lidando diariamente com nossas fraquezas e desânimos. Resolver essa inconstância talvez seria utópico demais, mas conhecê-las nos tornará capazes de alcançar uma plenitude jamais imaginada.

Como está a sua vida pessoal e profissional? Será que você chegou àquele momento em que a ajuda de um profissional de coaching é vital?

Queremos ajudá-lo a reconhecer o momento certo de buscar auxílio e alcançar sua plenitude e propósito de vida. Acompanhe nosso guia!

O que é coaching?

Nunca se falou em coaching como nos dias atuais. E não é por menos, com o passar dos anos as pessoas têm buscado novas soluções para ter melhores condições de vida e trabalho.

De forma clara, coaching é um conjunto de técnicas e metodologias que visa ensinar os processos de autoconhecimento, autodisciplina e evolução de uma pessoa. O processo de coaching envolve as áreas pessoal e profissional, ampliando-se a tudo o que esses pontos tratam.

Para isso, a técnica utiliza de recursos em diversas áreas como: gestão, psicologia, ciência, neurologia, linguagem corporal e recursos humanos. 

Falaremos um pouco mais sobre como o coaching atua, para que você entenda melhor o processo. Vamos lá?

Coaching Pessoal

A nossa vida pessoal, por mais simples que pareça ser, pode se tornar um grande labirinto difícil de ser percorrido. E é de extrema importância conhecer e entendê-la, a fim de despertar todo o nosso potencial e alcançar nossos objetivos.

O coaching pessoal é um conjunto de técnicas com a finalidade de auxiliar as pessoas a organizarem suas ideias, se conhecerem melhor, alinharem seus objetivos de vida, desenvolverem suas habilidades e se orientarem para os aspectos que realmente são importantes.

O coaching pessoal pode englobar diversas áreas a depender das necessidades do indivíduo. Entre elas podemos destacar a área espiritual, de relacionamento interpessoal, a família, a saúde e bem-estar.

Coaching Profissional

Embora a nossa vida profissional esteja ligada à pessoal, ela possui características e pontos que devem ser tratados de forma dedicada. O coaching profissional ajuda o indivíduo a entender e desenvolver seu propósito de carreira e se encontrar naquilo que faz.

Não é à toa que vemos tantas pessoas frustradas com seu trabalho e perdidas sem ver sentido e razão. E os benefícios alcançados com uma consultoria na área profissional alcançam mais do que satisfação e felicidade, eles também melhoram pontos como produtividade, foco e criatividade.

Podemos destacar alguns pontos de evolução alcançados pelo coaching profissional:

Quando e por que recorrer ao coaching?

Exemplo 1

Imagine-se na seguinte situação: a empresa em que você trabalha está em crescimento avançado e novos desafios surgiram. O que você sempre fez precisa ser revisto e adquirir as proporções que o negócio se tornou. Você observa que estão surgido novas oportunidades na carreira, novos postos desafiadores e uma grande chance de você decolar na carreira.

Você está preparado para essa transição? Novas responsabilidades trazem um peso grande aos ombros e muitos profissionais. Por mais capazes que sejam, eles se enxergam amedrontados diante dessas situações e precisam de ajuda profissional.

Esse profissional é um coaching de carreira, que possui conhecimentos e técnicas para auxiliar quem está vivendo essas mudanças e precisa de sabedoria para tomar decisões assertivas e se preparar para o que está por vir.

Exemplo 2:

Você tem se dedicado com afinco ao trabalho e alcançado êxito. Está vivendo um grande momento da sua carreira, com muita empolgação e gás. Porém, por trabalhar muito e se dedicar aos negócios, outros aspectos têm sido sacrificados, como a família e os amigos. Esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional cada dia parece se tornar mais difícil de alcançar.

Não são poucas as pessoas que se encontram nessa situação. A carreira vai muito bem, mas os demais relacionamentos foram sabotados, por má gestão do tempo, por desorganização das prioridades ou decisões de curto prazo, tomadas sem maturidade suficiente.

Em situações como essa um coaching pessoal ou até mesmo o profissional, será o melhor auxílio para clarear as coisas e elaborar um plano que consiga dar os pesos necessários a cada uma das áreas, sem sacrifícios. Todos os pilares que sustentam a nossa vida precisam estar firmes, evitando que desmoronemos.

Por que o coaching?

É muito comum surgirem pessoas tentando resolver problemas alheios, com conselhos oriundos de suas experiências. Porém, por maior boa vontade que essas pessoas tenham, nada substitui a expertise de um profissional.

Um coaching tem o seu trabalho focado em explorar as competências e capacidades de uma pessoa para o alcance de um resultado determinado, focando suas energias para que esse ponto seja resolvido. E nada vem de achismos ou de experiências de vida. Ele utiliza técnicas estudadas e comprovadas para a resolução de conflitos.

O coaching é como se fosse um treinador. Ele ouve as necessidades do seu cliente e traça, junto com ele um plano. Normalmente o planejamento tem o objetivo de levar o cliente de um ponto X, inicial, até um ponto Y final. Analisa-se onde ele quer chegar e quais serão as competências que precisarão ser desenvolvidas para que esse objetivo seja atingido.

Quando é a hora certa?

Identificar o momento certo de buscar um profissional de coaching dependerá de uma autoavaliação pessoal. Os indícios de que algo não está bem ou que pode ser melhorado são fáceis de ser percebidos,

Qualquer pessoa pode buscar auxílio de um profissional de coaching?

Dificuldades e conflitos não são exclusivos de algumas pessoas, certo? As soluções também não são. Qualquer pessoa pode sim recorrer a um profissional de coaching. Esse profissional é capaz de desenvolver um plano adaptável a qualquer um. Inclusive é um erro pensar que somente gestores necessitam desse apoio.

Cada um tem uma necessidade diferente e, por assim ser, terá uma tratativa exclusiva. A preparação de coaching dá aos treinadores a capacidade investigativa de entender e esquadrinhar as necesPsidades e, junto com o cliente, desenhar o planejamento necessário para atingir os objetivos.

ara que você tenha noção dos impactos do acompanhamento de um coaching, as próprias empresas têm buscado esse profissional para auxiliá-las no processo de desenvolvimento dos seus times. Todos os níveis hierárquicos podem se beneficiar, fortalecendo a equipe por completo

Como identificar a hora certa de procurar um profissional de coaching?

Muitas vezes chegamos no limite e as tentativas de resolver nossos conflitos parecem ter se esgotado. Buscamos todas as possibilidades mas não notamos a diferença e, em vez de melhorias, parece que o desgaste aumenta. Pois bem, esse nível não precisa ser atingido.

Antes, bem antes de tudo isso acontecer, há alguns sinais que podem ser percebidos, a fim de nos guiar a procurar auxílio profissional e evitar que as coisas desmoronem ainda mais. Para lhe ajudar, listamos 8 sinais de que é hora de buscar ajuda. Acompanhe!

1. Você busca uma recolocação profissional

Um dos grandes desafios nos dias atuais é encontrar um emprego que esteja alinhados aos nossos valores e propósitos de vida, principalmente quando entramos em conflito com nossos objetivos capitais.

Um coaching de carreira auxiliará em todas as etapas, desde as orientações vocacionais até os trâmites operacionais. Esse auxílio profissional é vital, já que dedicamos grande parte do nosso tempo e energia ao nosso trabalho.

Além do apoio estratégico o coaching de carreira lhe ajudará em alguns detalhes, como os que citaremos abaixo:

Entre tantos outros detalhes inerentes à nova atividade. O trabalho desse profissional pode ser o seu maior diferencial em relação aos seus concorrentes para uma vaga.

2. Você precisa se destacar na empresa atual

No universo corporativo ter competência técnica e habilidades são fundamentais, porém não o suficiente para dar destaque a um profissional por completo. Para alcançar destaque e se diferenciar é preciso considerar também outros fatores, como relacionamento interpessoal networking, novos conhecimentos etc.

Um coaching de carreira auxiliará nessa investigação, com o objetivo principal de fortalecer a sua imagem e imprimir um legado dentro do que você espera para a carreira.

Engana-se quem pensa que o carisma é suficiente para alcançar destaque. Pelo contrário, em algumas situações ele pode até atrapalhar. O seu coach exercerá um papel-chave: alguém que observá de fora, com capacidade de identificar os pontos de melhoria e tratá-los pontualmente.

A construção de uma imagem considera, entre outros detalhes:

3. Você está frustrado e desanimado com a carreira

Posso lhe afirmar que a insatisfação com a carreira é mais comum do que se imagina. E isso não é fruto de incompetência ou despreparo, mas de um alinhamento entre os objetivos de vida e trabalho.

Alguns profissionais são orientados a tomarem um novo rumo e oxigenar a carreira em outro lugar, mas pode ter certeza, muitos não precisarão disso. Esse momento de inconstância é um grande sinal de que a hora de recorrer a uma orientação de coaching é chegado.

Se analisarmos nossa vida hoje, descobriremos que somos nada mais que o saldo das nossas rotinas diárias. O autoconhecimento é capaz de nos guiar a olhar para o presente considerando que o futuro será fruto dele e, enquanto você é orientado por um profissional, consegue identificar os pontos de evolução e adotar comportamentos capazes de trazer motivação e felicidade.

4. Seu relacionamento interpessoal precisa ser melhorado

Dificilmente alguém conseguirá evoluir se não cultivar bons relacionamentos. Mas viver em comunidade não é nem um pouco fácil. Não basta ter carisma, relacionar-se com o outro exige muita sabedoria e, acredite, estratégia.

Talvez você precise de olhar para o outro de uma maneira mais política, talvez humana ou quem sabe esteja vivendo em um conflito que está dentro de si. Um coaching lhe ajudará nessa fase de identificação das causas, a fim de elaborar tratativas que ver mudanças.

Você descobrirá o poder gigantesco que uma rede de relacionamentos forte tem. O seu treinador é apto a lhe auxiliar em várias esferas, desde o lidar diário com seus parceiros de trabalho, chefia ou equipe de liderados até relacionamentos fora do ambiente corporativo.

5. Você ainda não descobriu o seu propósito de vida

Talvez você já saiba qual é a sua identidade profissional, mas como ser humano você sabe? Identificar qual é o nosso propósito é fundamental para entendermos melhor nossos caminhos e nos guiar na direção certa. Esse conhecimento deve ser tratado de maneira urgente, pois ele está ligado à sua felicidade em todas as áreas.

Nem todos nascem com uma ideia clara da sua missão, tão pouco conseguem enxergá-la no decorrer da vida sem parar e refletir sobre isso. Ao buscar auxílio de um coach, você aprenderá a priorizar seus sentimentos, interesses, suas ideologias e crenças, assim, por meio do autoconhecimento poderá desvendar qual é o sentido maior para tudo o que você faz ou tem.

Um propósito norteia a carreira, norteia a vida pessoal, norteia nosso diálogo com o mundo e com as causas. Busque isso e você conseguirá perceber melhor as coisas, as pessoas, tomará decisões com menores margens de arrependimento e encontrará o caminho para a felicidade.

6. Suas metas e objetivos estão confusos demais

Definir metas e objetivos não é tarefa fácil, uma vez que essas conclusões são chaves para ajudá-lo a alcançar o sucesso. Porém, não é sadio viver o presente sem pensar nos passos que devem ser dados no futuro. As maiores chances de vitória são daqueles que se preparam antes. Mas como entender os erros e acertos.

Ter metas e objetivos não é o suficiente, se não soubermos as razões de cada uma. Se você pretende aposentar mais cedo e se mudar para o interior, por exemplo, é preciso entender como funciona o processo de aposentadoria, quais investimentos devem ser feitos etc.

Muitas pessoas traçam planos em suas mentes sem pensar nos detalhes, e são eles que fazem toda a diferença nos resultados que se quer alcançar.

Agora eu lhe pergunto: você é capaz de fazer tudo isso sozinho? Um profissional qualificado, com sensibilidade para lhe ajudar, atua como um grande facilitador, capaz de otimizar o processo de preparação para alcançar seu sucesso. além de bons resultados, essa pessoa irá trazer segurança e tranquilidade a você. Isso não tem preço!

7. Você precisa estar mais presente na sua família

A nossa família é um porto seguro sem igual. E é ela que nos impulsiona a voar mais alto e dar a nossa garra no que fazemos, afinal não medimos esforços para conquistar o melhor para quem e por quem amamos.

Mas a família precisa de assistência, pois mesmo tendo o sangue e o amor como fator de ligação, ela pode se desmoronar se não tiver a atenção necessária. Se o seu trabalho ou qualquer atividade está roubando tempo e espaço das pessoas queridas, comece a rever isso. Um conflito profissional pode doer bem menos que um familiar.

Um coaching com experiência em família é capaz de orientar relacionamentos de entre pais e filhos, cônjuges e com outras pessoas fora de casa. Esse é um acompanhamento bem delicado e os avanços que ele traz atingem todas as outras áreas.

8. Você passou ou passará por uma grande mudança recente

Nenhum planejamento consegue evitar surpresas da vida. E, por mais prevenido que estejamos, nem todo mundo consegue lidar com as novidades da mesma forma.

Se você está vivendo algo novo, para o qual não tem experiência suficiente, você deve sim considerar o apoio de um coaching que lhe ajudará nesse processo. Além de auxiliá-lo a entender esse novo momento, ele conseguirá fazer com que você se redescubra como pessoa, como profissional.

Algumas mudanças em que a presença de um coach é importante são:

Existem inúmeros outros eventos que podem modificar nossa vida e por isso precisará de um apoio extra. Como dissemos, cada um lida de maneira diferente com essas mudanças. Não se deixe levar por julgamentos ou preconceitos. Se você precisa, procure ajuda.

O que devo considerar ao escolher um profissional de coaching?

Se você analisou bem os sinais e entendeu que é necessário buscar um profissional para lhe ajudar, vamos agora orientá-lo na escolha do coaching ideal para você. Há alguns detalhes que precisam ser levados em conta, assim você tomará uma decisão acertada.

Conheça bem suas necessidades

O primeiro passo é analisar bem o que você deseja alcançar com o apoio do seu coach. Entender as necessidades é um passo importante, pois assim será mais fácil identificar o profissional certo. Com a descrição dos sinais você consegue facilmente decifrar do que precisa, certo?

Além de ser um orientador, entender as expectativas lhe ajudará na criticidade do planejamento do profissional. Assim você conseguirá opinar e facilitará o alinhamento do que você espera com o caminho que ele pretende trilhar.

Busque alguém com boa reputação

Em todas as áreas temos profissionais de qualidade convivendo com outros de reputação duvidosa. E não é diferente no mercado de coaching. Fique de olho bem aberto e investigue bem antes de fechar qualquer negócio.

Se for possível, siga recomendações de amigos ou de outras pessoas que já contrataram profissionais de coaching. É mais seguro seguir recomendações de quem confiamos. Porém, se não for possível, busque recomendações na internet, leia comentários e avalie a reputação online.

Considere as seguintes questões:

A partir das respostas levantadas, você conseguirá buscar outras referências. A instituição onde ele adquiriu formação pode dizer muito sobre a sua bagagem. Não é indelicado perguntar aos antigos clientes sobre a experiência com o atendimento.

Considere alguém com a sua mesma área de formação

Os profissionais que atuam como coaching, normalmente possuem experiências profissionais ou formação prévia. E é interessante que essa pessoa tenha uma formação próxima à sua área de atuação.

Se você deseja se desenvolver melhor como um líder de equipe, é interessante que tenha o auxílio de alguém com know-how em liderança. Mesmo que essa pessoa não tenha de fato uma experiência como gestor, ela pode ter uma formação com conhecimento suficiente para lhe ajudar.

Evite contratar alguém com áreas de grande discrepância, pois a produtividade pode ser prejudicada e a fluidez comprometida.

Defina muito bem como gostaria de ser atendido

Hoje há possibilidades para todo tipo de atendimento. Basta ter vontade. Alguém que mora em Portugal, por exemplo, pode receber uma consultoria de uma pessoa daqui do Brasil. Com a internet a comunicação não tem limites.

Porém, nem todas as pessoas se adaptam a esse estilo de atendimento. Se você não consegue absorver informações remotamente, considere um atendimento presencial. Assim você evita insatisfação e investimento desnecessário.

Considere suas crenças, seus valores e sua visão

Um profissional que lhe orientará foi treinado e preparado para ser neutro com respeito a ideologias e crenças, para prestar um serviço de qualidade sem ser invasivo ou doutrinador. Porém, quando a sua necessidade está ligada diretamente a esses aspectos, torna-se mais interessante um profissional com uma linha ideológica semelhante.

É importante ressaltar que esse ponto só deve ser relevante quando seu objetivo esteja ligado às suas crenças, como um coaching espiritual por exemplo.

A importância de um profissional de coaching nos dias atuais tem tomado proporções gigantescas. E as razões disso são os cases de sucesso que esse tipo de atendimento tem. Espero que este guia lhe ajude a identificar o momento certo de buscar esse apoio.

Como complemento a este post, lhe indicamos o manual para definir metas e objetivos pessoais, com dicas valiosas que lhe ajudarão a entender e elaborar um planos para o futuro.