. Forças e Fraquezas: você conhece as suas? | Marcos Tito
  • Demais Localidades: 0800 007 8050
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Forças e Fraquezas: você conhece as suas?

Eu sempre costumo dizer que, muito mais que habilidades técnicas – como saber escrever ou entender muito bem de um sistema – o autoconhecimento é essencial para o sucesso de uma pessoa! Afinal, quem conhece a si mesmo sabe exatamente quais são as suas limitações, o que precisa desenvolver para ser mais feliz e alcançar suas metas e de que forma usar os dons e talentos naturais a seu favor.

Você sabia que existe um número enorme de indivíduos com talentos incríveis, mas que acabam escondendo estes dons por não acreditarem em si mesmos? Pois é! E isso é um desperdício de vida e felicidade. Por outro lado, há também as pessoas que se cobram demais, se comparam às outras pessoas, olham a famosa “grama do vizinho” e dizem, “ah, eu nunca chegarei nesse nível”. E para todos estes exemplos, uma única habilidade resolveria tudo: o autoconhecimento! Muita gente questiona suas competências e capacidades por falta de entender a si mesmo e acaba por desperdiçar o que faz de melhor.

E como se autoconhecer?

A todo instante e em cada nova situação nós no autoconhecemos um pouco mais, isso é natural do ser humano. Porém, é possível traçar um plano e realizar atividades, workshops, treinamentos e outros métodos para potencializar o autodescobrimento.

Você já ouviu falar de Análise SWOT? Esta é uma metodologia muito utilizada por empresas para estudo das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que uma marca ou serviço tem. E onde quero chegar introduzindo isso? Faça uma Análise SWOT pessoal! Tire um tempo para refletir sobre si mesmo e entenda quais são as suas forças e fraquezas, trace metas para aprimorar suas habilidades, veja o que precisa para desenvolver seus pontos fracos e dê o primeiro passo para iniciar o seu processo de autoconhecimento mais aprofundado!

Utilize cada dia mais o que tem de bom para trazer resultados positivos à sua vida, mas não deixe de lado os seus pontos a desenvolver. Autoconheça-se e seja sincero consigo mesmo! Este processo com certeza lhe trará uma jornada de muito sucesso e o fará seguir rumo à sua potencialização, desenvolvimento e evolução pessoal 😉