. Fique por dentro: entenda a importância de um coaching pessoal | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Fique por dentro: entenda a importância de um coaching pessoal

O coaching é um processo voltado para o autoconhecimento. Ele tem por objetivo entender a condição atual de um indivíduo para que ele possa transformar suas ações e atingir o estado desejado. Portanto, o coaching pessoal é um método de direcionamento da vida de acordo com as reais inclinações de cada indivíduo.

As perguntas são grandes aliadas desse processo. Para quem está acostumado a enfrentar sua própria vida de maneira extremamente prática, terá que se deparar com questionamentos profundos, que auxiliarão na formação pessoal.

Se você quer descobrir mais sobre esse método, continue conosco. Neste post você entenderá melhor o que é o coaching pessoal, como ele pode auxiliar na sua vida e, finalmente, quais são os principais benefícios gerados por ele. Vamos lá?

O que é e o que não é coaching pessoal?

É bastante frequente que algumas pessoas se encontrem, em algum momento das suas vidas, travadas para atingir seus objetivos. Apesar da disposição para realizar, algumas não fazem ideia por onde começar ou pelo que estão sendo impedidas.

Você já experimentou aquela sensação de “quero mudar a minha vida”, mas sem saber exatamente o que fazer para que isso aconteça? É nesse ponto que o coaching pessoal se torna um ótimo aliado. Afinal, ele serve para aprimorar alguma área da sua vida pessoal que não está funcionando como você gostaria.

Portanto, o coaching pessoal tem um olhar voltado para o indivíduo. Sua finalidade é estimular os aspectos potenciais de uma pessoa para que ela alcance suas realizações. Dessa forma, é possível que ela se aproxime de um equilíbrio emocional e profissional, além de atingir suas metas pessoais.

A metodologia do coaching pessoal busca identificar padrões comportamentais e até mesmo emocionais que possam sabotar o coachee — quem recebe o processo de coaching. Geralmente, isso se deve a uma mentalidade desenvolvida com base nas interações sociais ou experiências vividas que resultam em uma série de crenças limitantes.

Essas crenças, por sua vez, impedem que o indivíduo acredite em seu potencial e atinja grandes realizações. Alguns exemplos disso são as famosas frases que dizem que “dinheiro não traz felicidade”, ou que  “o sucesso é para poucos”, ou que “você não nasceu para fazer isso”.

O coaching pessoal é bastante vasto e pode trabalhar diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Alguns deles são:

Esses são apenas alguns exemplos. Nem sempre o coachee terá a percepção sobre o que precisa enfatizar primeiro na sua jornada. Nesses casos, o coaching pessoal também serve para ajudar a obter clareza sobre os objetivos de vida e prioridades.

O que não é coaching de carreira

Existem diversos outros tipos de coaching que podem ser confundidos com o coaching pessoal. Confira:

Como o coaching pessoal pode auxiliar na vida de uma pessoa?

Você já deve ter percebido que o coaching pessoal é uma forma de buscar o equilíbrio entre questões fundamentais da vida particular e da profissional, afinal, elas são partes de um mesmo contexto. Para que uma pessoa atinja a satisfação e a plenitude, é preciso estar bem em todos os aspectos.

Por isso, essa metodologia tem um papel importante na vida de cada um. Confira alguns deles a seguir.

Identifica bloqueios

O processo de coaching envolve uma importante etapa de identificação e reconhecimento das dificuldades existentes. Seja pelas crenças limitantes ou mesmo pelo hábito de ignorar alguns fatos, os bloqueios acumulados ao longo da vida podem impactar negativamente o alcance de conquistas ao longo de qualquer trajetória.

A partir do conhecimento sobre os limites e bloqueios existentes no coachee, é possível trabalhar para eliminá-los. Dessa forma, a pessoa consegue recuperar um fluxo saudável em sua vida pessoal e profissional.

Estimula o autoconhecimento

Por meio de perguntas poderosas e de ferramentas precisas, o coaching pessoal instiga o coachee a investigar respostas mais profundas dentro de si mesmo. Com isso, ele sai do lugar-comum que diz que “as coisas são assim porque sempre foram” para descobrir o que, de fato, determinou o seu estado atual e como suas reações, opiniões e ideias foram formadas.

Ajuda no desenvolvimento

O primeiro passo para a transformação é o conhecimento, que serve como um mapa do território. Portanto, se o coaching pessoal auxilia o indivíduo a se conhecer, ele também estimula a busca pelo autodesenvolvimento. Isso significa a mudança de atitudes ineficientes que levaram o coachee a uma condição de vida indesejada.

Quais são os benefícios de contar com o coaching pessoal?

Melhora na comunicação

O coaching pessoal desenvolve diversos aspectos na vida de um indivíduo. Por isso, muitos coachees percebem melhorias significativas na sua comunicação. Isso acontece porque quando a pessoa passa por um processo de autoconhecimento, ela identifica exatamente o que a incomoda.

Com isso, fica mais fácil comunicar suas insatisfações de maneira mais assertiva, focando na resolução do problema, não na busca por culpados. A clareza sobre suas decisões, é manifestada na forma como ela comunica os seus sentimentos e também em como ela compreende as emoções alheias.

Maior qualidade de vida

O coaching traz consigo um estado de autoconhecimento e de crescimento que tendem apenas a aumentar. Consequentemente, isso impacta na qualidade de vida do coachee, que se torna autorresponsável pela realização e pela transformação de tudo aquilo com o que não está satisfeito.

O alcance de metas estimula a sensação de realização. Da mesma forma, um planejamento bem elaborado evita situações de estresse. E, por fim, o coachee é estimulado a agir como protagonista de sua própria história, eliminando as tensões por acreditar que é uma vítima das circunstâncias.

Desenvolvimento de novas habilidades

O coaching faz uso de uma importante ferramenta de diagnóstico de forças e fraquezas do coachee. A partir dela, é possível determinar planos de ação específicos para desenvolver aspectos pontuais em termos de habilidades e até mesmo, comportamentos.

Além disso, é possível aprimorar aquelas habilidades já existentes. Com isso, o coachee atinge um próximo nível em determinado aspecto e aumenta a qualidade da sua entrega em tudo aquilo que está relacionado à característica específica que ele escolhe desenvolver.

Como você pode perceber, o coaching pessoal impacta fortemente a vida de qualquer pessoa. Ele pode interferir na qualidade dos seus relacionamentos, na sua saúde mental, no seu estado emocional e também na sua vida profissional. Portanto, é essencial contar com um profissional capacitado que possa te orientar nesse processo.

Você gostou deste conteúdo? Se você quer saber mais sobre coaching pessoal e assuntos relacionados, assine a nossa newsletter. Com ela, você recebe os nossos melhores conteúdos no seu e-mail!