. Entenda como lidar com a pressão com essas 7 dicas | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Entenda como lidar com a pressão com essas 7 dicas

As cobranças e os desafios estão presentes em todos os ambientes que frequentamos, como casa e trabalho. No entanto, quando não sabemos lidar com pressão, essas situações podem trazer diversos prejuízos para todas as áreas da vida e impedir o desenvolvimento.

Assim, é essencial aprender a gerenciar os momentos de estresse, bem como aproveitar as oportunidades que eles propiciam para conquistar a evolução pessoal e profissional.

Pensando nisso, preparamos um artigo com sete dicas poderosas para ajudá-lo a lidar com as pressões do dia a dia. Leia e aproveite!

1. Cuidar da saúde

Comportamentos que prejudicam a saúde, como alimentação desregrada e sedentarismo, costumam estar presentes na vida das pessoas que não conseguem lidar, de forma benéfica, com as pressões rotineiras e buscam sensações imediatas de ânimo e bem-estar.

Contudo os efeitos dessas condutas são passageiros e elas provocam diversas consequências no organismo, como insônia, dores generalizadas e desânimo.

Dessa forma, é fundamental ter hábitos que ajudem a manter a disposição, controlar o estresse e enfrentar as cobranças.

Algumas práticas que podem ajudar são:

2. Organizar a rotina

A cobrança pela presença e a produtividade estão em todas as áreas da vida. Entretanto, para ser participativo e conseguir fazer as atividades com qualidade, é imprescindível buscar formas de melhorar o desempenho e ter uma rotina organizada.

Algumas dicas que podem ajudar a planejar o dia a dia e reduzir a pressão e o estresse são:

3. Conversar com os colegas

O sucesso, seja pessoal, seja profissional, normalmente, está atrelado a episódios de grande responsabilidade e pressão. Por essa razão, é muito provável que amigos e colegas de trabalho já tenham passado por momentos de cobranças intensas e desenvolvido formas de lidar com essas situações.

Desse modo, pode ser proveitoso conversar com as pessoas que fazem parte do convívio e descobrir quais ensinamentos elas podem fornecer. Com essas informações, é viável criar as próprias estratégias.

4. Ser autoconfiante

A falta de confiança nas próprias capacidades faz com que todas as situações que tragam responsabilidades gerem muitos questionamentos e grande estresse, impedindo a realização das tarefas com qualidade e prejudicando a evolução.

Por isso, é fundamental ter ciência sobre as características individuais e saber quando e como elas podem ser aplicadas. Assim, é possível desenvolver a autoconfiança, assumir compromissos e não ver as pressões como um obstáculo.

5. Evitar o excesso de autocobrança

Muitas vezes, a maior parte da pressão é interna. Diversas questões, como crenças limitantes e a busca obsessiva por resultados, geram a convicção de que os erros não são permitidos e todas as atividades precisam ser feitas com perfeição.

Nesses casos, todos os ambientes tornam-se estressantes, independentemente das pessoas que estão presentes, prejudicando as relações e o crescimento.

Dessa maneira, é importante analisar as origens das pressões, descobrir se elas não estão no próprio comportamento e diminuir a autocobrança.

6. Desenvolver a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das características mais importantes para o desenvolvimento em todos os âmbitos da vida. Essa habilidade permite o reconhecimento dos próprios sentimentos, bem como os das outras pessoas.

Assim, é possível gerenciar as situações de pressão de forma construtiva e estratégica, visando conquistar objetivos e criar relações vantajosas e ambientes harmoniosos.

Algumas formas de desenvolver a inteligência emocional são:

7. Aprender a delegar

Pensar que é a única pessoa que tem as competências necessárias para realizar as atividades, ou não querer dividir as responsabilidades, traz muita pressão desnecessária. Geralmente, isso prejudica a produtividade e os relacionamentos. Portanto, é preciso aprender a delegar e dizer não quando for necessário, seja em casa, seja no trabalho.

Não saber lidar com a pressão pode trazer diversos prejuízos para a carreira e a vida familiar. Entretanto, quando bem gerenciadas, essas situações podem ajudar a desenvolver a resiliência e proporcionar diversas oportunidades de evolução.

As dicas apresentadas neste artigo são ótimas formas de aprender a administrar as cobranças e evitar o estresse, mas, muitas vezes, pode ser necessária ajuda especializada, como a de um coach ou psicólogo, para conseguir superar as dificuldades.

Gostou de entender como lidar com pressão? Que tal agora descobrir qual a relação entre sobrecarga de trabalho e produtividade?