. Entenda como agir sem negar seu potencial | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Entenda como agir sem negar seu potencial

Uma maneira de alcançar o autoconhecimento é identificar as qualidades, as competências e os pontos fracos. Ao concretizar essa ação, uma pessoa fica mais preparada para buscar alternativas para evoluir. Porém, o crescimento somente será viável quando alguém deixa de negar o potencial que possui, saindo da zona de conforto.

A acomodação e o medo de mudar são grandes inimigos de um indivíduo. Isso porque inibem a vontade de evoluir e de superar os próprios limites. Não adianta buscar ajuda para vencer as dificuldades do cotidiano, caso não haja confiança suficiente para chegar a um patamar superior na carreira e na vida pessoal.

Neste post, você vai receber informações sobre o comportamento dos que não querem evoluir, as formas de recuperar a autoconfiança e as vantagens de investir em si mesmo. Também vai entender como um coaching pode influenciar no potencial de outras pessoas. Confira!

Veja atitudes de quem vai negar o potencial

Imagine que você tem um talento para escrever. Isso também é percebido por familiares, professores e colegas de faculdade, mas mesmo assim, essa situação não o impede de ouvir sugestões de como aperfeiçoar a qualidade de seu texto.

Por acomodação ou falta de autocrítica, ignora os conselhos para ter uma escrita mais cativante e que respeite, com perfeição, as normas gramaticais. Essa postura é um exemplo de quem nega o potencial para crescer. 

Estar preso somente aos pontos fortes é uma medida equivocada, porque ajuda apenas uma pessoa a fugir de si mesma. Não ter uma atenção especial com as fraquezas e com o que pode ser aperfeiçoado é uma postura inadequada e sem sentido.

Ter medo da mudança é algo bastante comum em profissionais que apresentam dificuldades de enfrentarem as diferenças. Sem dúvida, a insegurança não pode ser um fator que atrapalhe o desenvolvimento das potencialidades de um indivíduo.

Conheça maneiras de recuperar e desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança é essencial para alcançarmos uma melhor posição na carreira e uma maior realização pessoal. Se você deseja recuperá-la ou desenvolvê-la, precisa ter planejamento e foco em resultados.

Outra medida é reconhecer que precisa de um auxílio profissional especializado em trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, como um coaching. Ele vai ajudá-lo a compreender melhor os fatores que impedem você de atingir as metas como gostaria.

Pense, por exemplo, em um tenista que voltou de contusão e está sem ritmo de jogo. Por melhor que seja tecnicamente e fisicamente, o profissional não terá a mesma confiança de antes para golpear a bola e fazer jogadas mais inteligentes.

Como reverter essa situação? A melhor alternativa é apostar em treinamentos e ter um maior direcionamento para o pensamento positivo. Ou seja, mentalizar que é possível superar os próprios limites.

À medida que perceber uma evolução no estilo de jogar, o tenista vai recuperar a confiança e estar em melhores condições psicológicas para conquistar vitórias mais expressivas.

Listando e acompanhando os objetivos previstos, uma pessoa será capaz de identificar os erros e de corrigi-los com mais facilidade. Assim, contribuirá para fortalecer competências ou adquirir novas habilidades, o que é muito importante para recuperar e desenvolver a autoconfiança. 

Saiba que acreditar em si mesmo pode transformar a sua vida

Estar melhor consigo mesmo é fruto de quem está desenvolvendo a autoconfiança. Se você acredita no potencial de transformar a sua vida, está dando um passo importante para vencer diversos obstáculos nos âmbitos profissional e pessoal.

Ao confiar na capacidade de alcançar os objetivos, uma pessoa se mostra disposta a evoluir e a superar as próprias limitações. Por exemplo, você tem uma grande dificuldade de falar em público por causa da timidez.

Será que é possível desenvolver a capacidade da oratória mesmo com o pavor de apresentar ideias para um grupo de pessoas? Felizmente, a resposta é sim. Basta você acreditar que pode expressar os seus pensamentos com mais facilidade e organização em público.

Logicamente, isso não é uma tarefa simples. Uma pessoa tímida não vai se tornar um grande orador em um piscar de olhos. É necessário ter muito treinamento, disciplina e vontade de aprender as técnicas de oratória.

Ao perceber que é viável vencer essa dificuldade, você estará mais confiante e disposto a desenvolver habilidades e a minimizar eventuais pontos fracos. Assim, estará se tornando um profissional mais qualificado e também um ser humano melhor.

Pense nos benefícios de acreditar em si mesmo

Já parou algum dia para pensar nas vantagens de acreditar em si mesmo? Muitas pessoas perdem a oportunidade de explorar a autoconfiança para obter um desempenho mais significativo na carreira, por exemplo.

A partir do momento que você exerce o autoconhecimento com maestria e tem autoconfiança, é possível contar com uma série de benefícios, como:

A confiança é muito importante para qualquer pessoa. Apesar disso, é fundamental contar com o bom senso para não dar um passo maior do que a perna. Ou seja, estabeleça objetivos que seja capaz de cumprir.

Assim, você estará mais forte mentalmente e emocionalmente para enfrentar novos desafios e melhorar a cada dia. 

Escolha boas opções para evoluir e ser mais influente

Reconhecer que precisa de um apoio para superar os próprios limites mostra humildade e disposição para mudar.

Para desenvolver as potencialidades e minimizar as fraquezas, muitos profissionais estão procurando os serviços de coaching, que trabalha com recursos que ajudam no autoconhecimento e na melhoria contínua.

Essa capacitação pode ser individual (personal) ou em grupo (group). Em ambas, existe um planejamento com começo, meio e fim. Essa medida propicia visualizar as ações necessárias para superar as dificuldades e desenvolver novas competências.

No Brasil, há vários profissionais que trabalham com coaching. Um deles é Marcos Tito, que integra a equipe de Trainers do Professional & Self Coaching, considerada a principal formação em Coaching do Brasil.

Além de formado em Leadership And Coaching Certification pela Ohio University College of Business, nos Estados Unidos, Marcos Tito possui pós-graduação em Psicologia Positiva aplicada ao Coaching pela Faculdade Monteiro Lobato.

Com mais de 4000 horas de sessões individuais em coaching, Marcos Tito pode ajudá-lo a vencer diversos desafios e a mostrar o caminho para ter mais qualidade de vida e influenciar positivamente os que estão ao seu redor.

Se você procura de alternativas para sair da zona de conforto e progredir profissionalmente e pessoalmente, entre em contato conosco agora mesmo. Negar o potencial existente em você será apenas uma lembrança do passado!