. Conheça os 7 benefícios reais do coaching | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Conheça os 7 benefícios reais do coaching

Nesta vida corrida, muitas vezes falta tempo para o essencial: parar e pensar sobre o que você está fazendo, e entender como você reage a situações, não é mesmo?! Com isso, há perda de foco, produtividade e raramente você consegue colocar planos em prática. Porém, nem tudo está perdido. Há solução pra isso!

No post de hoje, vamos explorar os benefícios do coaching, ajudando você a entender melhor como ele surgiu, o que realmente é e tudo o que você pode alcançar por meio dele. Continue lendo e confira!

O que é o coaching?

O conceito de coaching surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e teve como precursor o ex-tenista profissional Timothy Gallwey, que se graduou em Literatura pela Universidade de Harvard e foi capitão da equipe de Tênis da mesma instituição.

Em seu livro inaugural, chamado “O jogo interior de Tênis”, ele compilou os princípios básicos sobre o método de capacitação de psicologia aplicada criado por ele, juntando conhecimentos adquiridos por meio da sua atividade como tenista profissional, como treinador, e como praticante de técnicas de meditação.

No Brasil, esse procedimento só chegou há cerca de 10 anos e, inicialmente, era voltado para empresas. Recentemente, várias pesquisas demonstram o crescimento dessa prática ao redor do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, empresas de pequeno e médio porte utilizam o coaching como parte de sua estratégia de desenvolvimento. Nos Estados Unidos, claro, ele também é muito popular.

O maior objetivo do coaching é otimizar a performance de uma pessoa, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É uma técnica que traz benefícios para todas as áreas da sua vida: sua carreira, suas relações com amigos e parceiros, e assim por diante.

Todo o processo é realizado com ferramentas e metodologias cientificamente validadas. Elas são aplicadas por um coach profissional e qualificado, tendo como objetivo final potencializar suas habilidades e aumentar seu desempenho.

Durante o treinamento, o coach ajuda você a definir metas, e também quando e como colocá-las em prática. O coaching empresarial, por exemplo, reforça o trabalho em equipe, já que o que você aprende é colocado em prática no seu ambiente corporativo. Consequentemente, a performance da empresa como um todo é fortalecida.

No entanto, não há uma fórmula pronta. O que existe é uma metodologia versátil, que o leva ao autoconhecimento: você aprende a ser mais consciente de suas ações e de suas capacidades, permitindo-lhe enfrentar e lidar de uma forma melhor com os desafios que surgem no dia a dia.

Essa metodologia permite também a identificação de seus pontos fracos e seus maiores medos, ensinando-o a trabalhar com eles, em vez de simplesmente ignorá-los ou tentar passar por cima de tudo.

Quando procurar o coaching?

Você está se sentindo desmotivado e não consegue encontrar soluções para melhorar sua produtividade no trabalho? Também precisa melhorar o desempenho de sua equipe, e consequentemente, da empresa, mas seus planos nunca dão certo? Então, talvez essa seja a hora certa para procurar um personal coaching!

Inicialmente, tenha uma coisa importante em mente: esteja preparado para sair de sua zona de conforto e superar seus medos e limitações, pois você será responsável por sua própria evolução. Mas não se preocupe, seu coach vai ser um guia em todo esse processo por meio de entrevistas, testes de perfil e análise comportamental.

Embora soe como terapia, na verdade ele não é! Também é relevante saber disso. Terapia e coaching são duas práticas diferentes, realizadas por profissionais de áreas distintas. No entanto, eles podem funcionar como complementos um do outro, pois ambos são ferramentas para o entendimento pessoal.

Quais são os benefícios do coaching?

1. Autoconhecimento (identificação de bloqueios e limites)

Esse conceito vai muito além da autoajuda. Já reparou como temos mania de fazer as coisas no “modo automático”, sem refletir muito ou sem prestar atenção ao que está na nossa frente? É daí que surgem os resultados insatisfatórios, o estresse, a falta de motivação e aquela sensação de estar empacado.

Ao identificar o que bloqueia você e quais são seus limites, tudo ficará mais claro e você poderá trabalhar melhor consigo mesmo e, consequentemente, com os outros. Conhecer seus limites é algo muito importante para sua produtividade, pois assim você evita se sobrecarregar com trabalho desnecessário (e que, talvez, nem seja o seu forte).

2. Geração de novas possibilidades (flexibilidade)

Ao se conhecer melhor, você saberá quais são seus objetivos, encontrará novos caminhos e aprenderá a ser mais flexível. Sabemos que muita coisa foge ao nosso controle, e o autoconhecimento ajuda a lidar melhor com nossas emoções.

Quando entende aquilo que realmente consegue fazer, novas possibilidades se abrem à sua frente e você passa a ser mais adaptável. A flexibilidade é essencial para guiá-lo com mais cautela e paciência pelas várias tarefas e problemas que surgem na sua vida.

3. Aumento da motivação e da segurança pessoal

Sabendo quais são os desafios que você enfrenta de maneira mais prática e os que mais o travam, você se sentirá mais seguro para tomar decisões e terá mais motivação para colocar seus objetivos em prática.

Assim como já foi mencionado, ao conhecer seus limites e ter mais confiança em si mesmo, você saberá dizer não às tarefas que não pode ou não consegue realizar. Falar “não” é uma parte muito importante do seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.

4. Desenvolvimento da inteligência organizacional

Existe a inteligência emocional e a organizacional. Na emocional, aprende-se a gerenciar melhor as emoções; e, ao conseguir identificar e lidar com o que sente, você é capaz de se organizar mais.

Tendo seus objetivos e tarefas mais claras, fica muito mais fácil colocar tudo em prática. Além disso, como já conhece melhor suas emoções, dá para identificar aqueles momentos em que tende a procrastinar.

Nós sabemos como é fácil se distrair e passar para o processo de procrastinação, principalmente quando nos encontramos em uma atividade que demanda mais esforço ou que seja mais “chata”.

Assim, tendo em mãos esse conhecimento, você pode evitar distrações.

5. Aumento da produtividade

Depois que você já conseguiu identificar seus medos e suas limitações, lidar melhor com as emoções e aprendeu a gerenciar melhor seu tempo; tudo isso culmina em um grande resultado positivo: você passa a ser mais produtivo.

6. Criação e explicitação de expectativas

Com seus objetivos e metas traçados, você passa a ser capaz de dar voz a eles. Sendo necessário, você pode falar para si mesmo (ou escrever) tudo aquilo que almeja conquistar e as soluções que consegue encontrar.

7. Aprendizado a partir dos próprios erros (e também, dos outros)

Uma coisa é certa — todo mundo erra. Portanto, não tenha medo de seus erros, pois se aprende muito com eles. A partir deles, você conseguirá identificar qual é a melhor solução para seus desafios.

Agora que você já entendeu quais são os benefícios do coaching, como funciona todo o processo, e quando é indicado buscar ajuda profissional, que tal procurar seu personal coach?

Garantimos a qualidade da nossa técnica e a potencialização de suas metas, com resultados muito satisfatórios. Nosso trabalho é realizado por um profissional altamente qualificado. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre nossos serviços!