. Conheça 10 ferramentas de gestão para usar no dia a dia | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Conheça 10 ferramentas de gestão para usar no dia a dia

O dia a dia nas empresas está cada vez mais corrido e os gestores ou administradores das organizações precisam utilizar ferramentas de gestão para conseguir dar conta de todas essas atividades. Afinal, para conseguir liderar equipes e continuar com o seu controle emocional, é preciso tempo hábil para dar conta de todas as funções que são de responsabilidade de um líder.

Para ajudá-lo, nós elaboramos uma lista com 10 ferramentas de gestão que podem ser úteis para otimizar o tempo das suas atividades melhorar o desempenho das funções na sua empresa. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e confira!

1. Google Drive: ferramenta para criar e compartilhar arquivos

O Google Drive é uma excelente ferramenta para você que precisa criar e monitorar tabelas, gráficos, apresentações de slides, entre outros tipos de arquivos que são comportados por esse sistema.

Na ferramenta de gerenciamento de arquivos do Google, você pode criar tudo isso no ambiente online, além de poder compartilhar os documentos com outras pessoas que podem auxiliar na edição e criação. O melhor de tudo é que, bastando logar-se em sua conta Google, você poderá acessar essas informações em qualquer computador ou smartphone com sistemas iOS ou Android.

2. Trello: ferramenta para organização pessoal

Gerenciar as atividades da empresa e ainda conciliar com as tarefas cotidianas da vida pessoal não é algo fácil. Sendo assim, o Trello é um sistema que poderá ser bastante útil para você, uma vez que trata-se de uma ferramenta para organização pessoal.

De fácil acesso nos principais navegadores do mercado, a plataforma Trello permite a criação de boards, uma espécie de quadro em que você pode organizar as suas tarefas por categorias como “empresa”, “reforma da casa”, “trabalhos da pós-graduação” etc. Assim tudo pode ser organizado de forma prática e rápida, com as informações e listas criadas podendo ser acessadas sempre que for necessário.

3. ContaAzul: ferramenta para controle de finanças

Fazer a gestão financeira pessoal ou da empresa é algo que pode ficar por conta do ContaAzul, um software online para controle de finanças que tem se tornado uma excelente solução para muitas organizações.

O ContaAzul possibilita a elaboração e controle do fluxo de caixa, criação e acompanhamento de gráficos e relatórios com informações acerca do financeiro da empresa, controle de contas bancárias da organização etc.

4. Runrun. It: ferramenta para coordenação de equipe

Controlar os projetos em andamento na empresa, bem como o que cada colaborador está desempenhando em cada um deles é um problema para você? Então você precisa conhecer o Runrun.it, uma poderosa ferramenta online que possibilita o gerenciamento de equipes.

O Runrun.it permite a criação de tarefas, que podem ser separadas por clientes da empresa. Cada tarefa pode ser subdividida em ações específicas, mostrando quem é o responsável por realizá-la e o seu status. Assim sendo, quando um funcionário termina de fazer uma tarefa, precisa atualizar o status, de modo que as lideranças possam acompanhar e monitorar os processos.

5. Pagar.me: ferramenta para receber pagamentos pela internet

Se a sua empresa é uma startup ou atende clientes de todo o país ou até mesmo no exterior, receber os pagamentos é algo que pode gerar problema, pois nem sempre as taxas bancárias cobradas pelas instituições financeiras são adequadas.

Desse modo, você pode optar por receber pagamentos pela internet, por meio de ferramentas como o Pagar.me, que possibilita a transferência de valores entre contas, sem a cobrança de taxas mensais.

6. Hootsuite: ferramenta para gestão de mídias sociais

Facebook, Instagram Twitter… as mídias sociais são muitas e têm se tornado componentes importantes para a comunicação das empresas, seja para divulgar produtos ou serviços, seja para relacionar-se com os seus públicos.

No entanto, como esses canais são muitos, vale a pena ter uma ferramenta que possibilite o controle de todas essas mídias, além de páginas na web. O hootsuite é um software pago que garante um bom gerenciamento e controle das mídias sociais do seu negócio, que poderá utilizar desses meios para obter ainda mais lucratividade.

7. Wix: ferramenta para desenvolvimento de sites

Ainda falando sobre marketing digital e internet, ter um site é algo de extrema importância para as empresas contemporâneas. O que acontece é que muitas vezes a organização não tem verba suficiente para desenvolver um site de qualidade.

Em casos assim, recomenda-se o uso do Wix, um desenvolvedor de sites em que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informático pode escolher templates e personalizá-los, de acordo com as necessidades da sua empresa.

8. Skype: ferramenta para comunicação interna

Embora o WhatsApp tenha dominado o campo dos mensageiros eletrônicos, seu uso no meio corporativo nem sempre é bem visto, uma vez que os funcionários podem se distrair ou dispersar com mensagens recebidas no aplicativo.

Recomenda-se, portanto, para facilitar a comunicação interna, a utilização do Skype. Utilizado nos computadores da empresa, o Skype pode servir como uma maneira rápida para a troca de mensagens e informações entre setores, bem como o envio de documentos e arquivos.

9. MindMeister: ferramenta para construção de mapas mentais

Quando você precisa desenvolver um novo projeto, nem sempre é fácil organizar todas as ideias que surgem no processo. Além disso, é comum que as ideias surjam em momentos variados, quando não se está na empresa, por exemplo.

Para situações assim, o MindMeister é uma boa alternativa. Trata-se de um mapa mental, em forma de esquema, em que as ideias podem ser organizadas com a finalidade de fazer com que os empresários tomem decisões mais assertivas, tendo uma visão do todo.

10. Evernote: aplicativo para anotações em geral

Escrever, rascunhar, anotar lembretes de algo que não pode ser esquecido, entre outras funções. Tudo isso é possível com o Evernote, uma espécie de bloco de notas turbinado.

Além de textos e manuscritos, o Evernote também possibilita o armazenamento de fotos, vídeos e documentos digitalizados, funcionando em smartphones e tablets com sistemas Android ou iOS.

E então, gostou das nossas dicas de ferramentas de gestão para usar no dia a dia? Então assine a nossa newsletter! Assim você receberá mais conteúdos interessantes como esse no seu e-mail!