. Como superar crenças limitantes? Descubra! | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Como superar crenças limitantes? Descubra!

Você sabe o que são e como superar crenças limitantes? Durante a vida absorvemos e criamos convicções que nem sempre são verdadeiras. Essas crenças afetam como vemos o mundo e a nós mesmos. Isso limita as nossas capacidades e nos impede de alcançar objetivos e sonhos.

Conhecer as próprias crenças limitantes, saber como superá-las e transformá-las em concepções positivas, que impulsionam o crescimento, pode ser decisivo para o sucesso pessoal e profissional.

Neste artigo, apresentaremos os principais tipos de crenças limitantes e algumas formas de superá-las. Continue a leitura!

Quais são os tipos de crenças limitantes?

As crenças podem ser geradas em diversas situações, servindo como molas propulsoras para o nosso desenvolvimento ou agindo como barreiras para a nossa evolução.

Em geral, as crenças limitantes têm três origens: hereditárias, sociais e pessoais. A seguir, explicaremos cada uma delas e apresentaremos alguns exemplos.

Hereditárias

A família é a primeira e provavelmente a mais significativa influência na nossa formação. Antes de descobrir a própria personalidade ou de criar relacionamentos sociais já estamos sob os efeitos das ações e opiniões dos pais e outros parentes.

As ações e opiniões de pessoas próximas, principalmente na infância, raramente são questionadas e a tendência é serem tomadas como certas e serem carregadas como verdades. Porém, mesmo vindo de pessoas que querem o nosso bem, elas nem sempre são benéficas para o crescimento e podem criar limitações.

Alguns exemplos de crenças limitantes que podem ter origens hereditárias são:

Sociais

A sociedade é regida por um conjunto de padrões que absorvemos e seguimos quase que inconscientemente. Muitos deles são necessários para a convivência e, de modo geral, são positivos, mas outros podem gerar limitações.

Por isso, para que as crenças sociais não atrapalhem o autoconhecimento e a evolução, é necessário questioná-las e desconstruí-las para descobrir o que é aceitável e o que prejudica o bem-estar.

Alguns exemplos de crenças limitantes que podem ter origens sociais são:

Pessoais

As crenças pessoais são criadas por nós mesmos. São convicções que vamos adquirindo durante a vida. As suas origens podem estar relacionadas a fatores hereditários e sociais e a experiências marcantes, como traumas.

São as crenças com efeitos mais profundos, pois prejudicam a nossa autopercepção. Por isso geram grandes limitações e são as mais difíceis de serem identificadas e superadas.

Alguns exemplos de crenças limitantes que podem ter origens pessoais são:

Como superar crenças limitantes?

A única forma de evoluir e alcançar objetivos é superar as crenças limitantes. Para isso, é preciso entender a necessidade da mudança de hábitos e experimentar outras formas de ver pessoas e situações.

O processo de desconstruir convicções que reproduzimos durante toda a vida pode ser complicado e exige muita força de vontade, mas existem algumas formas de facilitá-lo.

A seguir, apresentaremos algumas dicas que vão ajudá-lo a superar as crenças limitantes.

Perceba as suas crenças limitantes

A primeira atitude a ser tomada para superar as crenças limitadas, é percebê-las. Para conseguir detectá-las é necessário estar atento às atitudes e pensamentos e uma análise profunda sobre nós mesmos.

Pergunte-se o que você deseja alcançar na vida pessoal e profissional e o que está impedindo a sua evolução. Nas respostas, aparecem muitos indícios de crenças que precisam ser revistas.

Algumas são crenças nítidas e rapidamente detectáveis, mas outras, geralmente as mais prejudiciais, são de difícil percepção. Por isso é preciso paciência e empenho para descobri-las e vencê-las.

Descubra as origens das suas crenças limitantes

Superar as crenças limitantes se torna muito mais fácil quando sabemos como elas surgiram. Por esse motivo, após identificá-las, é importante tentar descobrir como elas surgiram.

Busque, nas suas vivências, com quais situações as suas crenças podem estar relacionadas e quando elas podem ter sido desencadeadas. Depois, analise os fatos e use o conhecimento adquirido para superar e evoluir.

Algumas crenças têm origens de fácil compreensão, mas outras podem ser mais complexas. Por isso, em muitos casos, pode ser necessária ajuda profissional.

Descobrir a origem das crenças limitantes não é imprescindível. Muitas delas podem ser superadas sem essa informação, mas conhecê-la pode facilitar todo o processo.

Além disso, as situações que geram uma limitação podem ser responsáveis por outras. Isso pode ajudar a identificá-las e a entender os desdobramentos delas no seu comportamento.

Transforme as crenças limitantes

Reconhecer as crenças limitantes e descobrir as suas origens são passos importantes, mas para que eles tragam resultados efetivos é necessário associá-los às atitudes.

Não basta apenas abandonar velhas convicções, é preciso transformá-las em crescimento. A seguir, mostraremos algumas formas de fazer isso.

Tenha novos hábitos

Para conseguir superar, é preciso novas ações. Conforme for conhecendo as suas crenças limitantes, descubra os hábitos que estão associados a elas e tente substituí-los por ações que vão ajudar na sua evolução.

Esse processo pode ser difícil e exige paciência, por isso seja generoso consigo mesmo. Não tente fazer uma transformação drástica e rápida, a tendência é que isso só crie frustrações.

Estipule pequenas metas para serem superadas. Isso trará motivação pelas vitórias e com o tempo os efeitos vão aparecer de forma concreta.

Entenda o valor das palavras

Pensamentos, palavras e ações se influenciam mutuamente. Quando usamos palavras negativas ou depreciativas geramos estímulos internos limitantes.

Além disso, a forma que falamos também influencia o ambiente no qual estamos inseridos e esse, por sua vez, tem grande poder sobre as nossas crenças.

Por esse motivo, para superar crenças limitantes, é fundamental estar atento às palavras que são usadas e encontrar formas motivadoras de se expressar.

Crie crenças fortalecedoras

Conforme for descobrindo, entendendo e superando as crenças limitadoras, é importante substituí-las por novas convicções que possam ajudar na sua evolução.

Assim como as concepções negativas impedem o crescimento e criam barreiras para atingirmos objetivos, as positivas nos impulsionam a crescer e alcançar o que desejamos.

Vencer crenças limitadoras pode ser muito desafiador, por isso é importante ter iniciativa, ser paciente e resiliente. Ademais, a ajuda de profissionais especializados pode tornar o processo mais fácil, rápido e eficiente.

Gostou de saber  o que são e como superar crenças limitantes? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a vencê-las e a realizar seus sonhos.