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Como ser um líder cada dia melhor? Entenda mais

Uma das dúvidas mais recorrentes de gestores de todas as áreas é como ser um líder melhor, como motivar diariamente a equipe, conseguir desenvolvê-la de maneira que ela cresça junto com a empresa e se torne cada vez mais produtiva e eficiente.

Quem está há tempos na área corre o risco de entrar na zona de conforto de achar que, se está tudo indo bem, não é necessário pensar em melhorias. Por outro lado, quem está começando a encarar a gestão pode se sentir perdido em relação a como ser um líder eficiente, que inspire os colaboradores, que os auxilie de fato na realização das atividades e que saiba lidar com críticas e dar feedbacks.

Um bom líder é aquele capaz de tomar decisões, de instruir a equipe a alcançar os objetivos da empresa, conseguindo identificar e descobrir talentos. Embora existam líderes naturais, essas habilidades podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que se proponha a assumir a liderança de um time.

A seguir, damos mais detalhes a respeito das características necessárias e das atitudes que você precisa assumir para ser um bom líder. Confira!

1. Passe segurança para o time

Um bom líder trasmite segurança para a equipe. Ele sempre sabe o que está dizendo e o que está fazendo, conhece as tarefas e sempre pode dar uma sugestão precisa sobre como executá-las.

Por mais que seja necessário que os colaboradores adquiram alguma autonomia em relação à realização das tarefas, eles também precisam saber a quem recorrer, com a certeza de que serão atendidos, que estão sendo acompanhados e que terão suas dúvidas resolvidas.

2. Lidere pelo exemplo

Não tenha dúvida de que a equipe observa todas as suas atitudes e as compara com o seu discurso. Essa história de “faça o que eu digo, não o que eu faço” pode soar mal e refletir em sua liderança e na confiança que a equipe tem em você. Portanto, procure ser o mais coerente possível em suas ações e naquilo que você diz.

3. Sempre recompense o desempenho

E não apenas com palavras positivas e que demonstrem reconhecimento sobre um trabalho bem feito: o ideal é estabelecer uma política de recompensa do bom desempenho de seus colaboradores.

Nesse aspecto, seja muito objetivo. Se for preciso, crie tabelas e gráficos que apresentem aos funcionários o seu crescimento dentro da empresa e as vantagens de sua contribuição para todos.

A recompensa pode ser em prêmios ou mesmo em ganho financeiro.

4. Invista em qualificação para toda a equipe

Por mais que você cobre qualificação e formação de seus colaboradores, alguns processos são muito específicos de sua empresa e do seu negócio. Que tal buscar qualificação para a equipe?

Se há uma dificuldade da parte dos colaboradores de organizar o próprio trabalho, busque treinamento sobre o assunto. Se a dificuldade tem mais a ver com a postura profissional, então encontre uma forma de treiná-los para que a imagem profissional deles combine com a da empresa.

Reuniões frequentes com os funcionários também ajudam a alinhar os aspectos que ainda precisam de um reforço, como é o caso de relembrar os valores da empresa.

5. Dê feedbacks

O feedback é a única maneira de a equipe saber a sua opinião sobre o modo como o trabalho está sendo desenvolvido. Portanto, não se sinta constrangido em chamar os colaboradores individualmente para apresentar a sua visão de como eles têm realizado as suas tarefas.

Seja sempre objetivo. Explicite os pontos positivos dos colaboradores e aqueles que ainda precisam de melhoras. Quando se deparar com situações nas quais os colaboradores tenham se destacado de alguma forma, anote e, em reunião, apresente a sua opinião com exemplos claros para que não haja dúvida do que você achou da atitude deles.

6. Ser um bom comunicador

Um bom líder é, antes de tudo, um bom comunicador. Ele sabe conversar com a equipe, esclarecer quais são suas expectativas em relação à realização das tarefas e quais são os objetivos da empresa. 

Priorize sempre uma gestão clara, na qual você não comunique somente o que deve ser feito e como, mas os resultados conquistados e o que ainda pode ser melhorado. A capacidade de se comunicar é a grande chave para uma liderança eficiente. Aposte nela!

7. Saiba ouvir críticas e troque ideias com a equipe

Nem sempre a equipe vai responder com elogios à sua gestão e ao seu estilo de liderança. E, por mais que não seja fácil lidar com críticas, é importante ouvi-las, entendê-las e refletir se são plausíveis e merecem a sua consideração.

Verifique se há um problema na forma como você está se comunicando com o seu time ou se é preciso dar mais espaço para que eles expressem sua opinião e sugiram melhorias nos processos e na realização das atividades.

Anote as críticas e as sugestões dos colaboradores e busque soluções que eles possam identificar de forma clara em seu trabalho. Eles precisam perceber que foram ouvidos e que sua opinião foi considerada em seu modelo de gestão.

8. Saiba delegar tarefas

Ser um líder centralizador, que não dá espaço para o crescimento pessoal e profissional da equipe, pode resultar em excesso de trabalho para você e pouca autonomia da equipe. Além disso, sempre pode dar a impressão de que você é autoritário e que não confia nas pessoas que contrata.

Um trabalho de qualidade é feito a partir da contribuição de todos e do talento de cada colaborador. Você pode e deve  acompanhar cada fase das atividades desenvolvidas, mas procure fazer com que a equipe consiga crescer e andar sem que você precise realizar funções que não sejam suas.

Quanto maior a autonomia da equipe, mais produtiva a empresa vai se tornar e mais tempo você vai ter para gerenciar os processos, pensar em novas ferramentas que o ajudem na gestão e em formas de motivar ainda mais os funcionários.

Gostou das dicas de como ser um líder cada vez melhor? Nosso blog vai ajudá-lo a tirar dúvidas sobre gestão, liderança e desenvolvimento profissional. Para continuar acompanhando o conteúdo, assine nossa newsletter!