. Como o autoconhecimento pode desenvolver a sua vida profissional e pessoal | Marcos Tito
  • Demais Localidades: 0800 007 8050
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Como o autoconhecimento pode desenvolver a sua vida profissional e pessoal

br.depositphotos/ingka.d.jiw O autoconhecimento é uma ferramenta capaz de fazer com que o indivíduo domine sua emente e não seja influenciado negativamente pelos acontecimentos.

O autoconhecimento é a principal ferramenta para o inicio de uma transformação pessoal realmente sólida e duradoura. Conhecer a si mesmo é dominar-se, entender-se, estudar-se e analisar-se. Esses são justamente os caminhos iniciais para que seja possível potencializar todos os resultados almejados.

O escritor Stephen Covey, autor do best-sellers “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, afirma que cada pessoa é diretamente responsável por apenas 10% dos acontecimentos de seu cotidiano, enquanto os outros 90% são representados pelas reações a cada acontecimento.

Com base nessas porcentagens, imagine como são as reações de uma pessoa que não se conhece e é influenciada emocionalmente pelos acontecimentos. Será que uma pessoa que conhece toda sua luz e suas sombras terá os mesmos resultados que uma pessoa que está completamente entregue à sua mente inconsciente, a seus medos e desequilíbrios emocionais?

É primordial fortalecer a mente racional para que ela seja capaz de dominar as nuances frenéticas e inconstantes da mente inconsciente e, assim, tomar as rédeas das reações geradas a partir de emoções negativas.

Autoconhecimento pessoal e profissional

Todas as áreas da vida estão interligadas, e os resultados obtidos em um segmento influenciam direta e indiretamente nos demais. Isso significa que a pessoa que chega na empresa para trabalhar, liderar, bater metas e solucionar imprevistos é a mesma pessoa que acorda cedo, faz exercícios, toma café com a família e vai buscar os filhos no colégio ao final do dia.

Todas as pessoas exercem diferentes papéis diariamente, sem deixar de ser quem são ao longo do dia. Por isso, é importante entender e aprender a limitar e regular a energia que trafega de uma área da vida para outra: é preciso saber dominar a angústia da falta de dinheiro na vida pessoal para que isso não influencie negativamente a disposição na vida profissional. É preciso saber deixar os problemas e estresses da empresa, na empresa, para que isto não atrapalhe o dia a dia familiar.

Para isso, é preciso conhecer a si mesmo e saber quais recursos internos você deve acessar para remanejar as emoções, sentimentos e atitudes diárias. O autoconhecimento provém de experiências diárias que geram aprendizados sobre nós mesmos e sobre as pessoas que são de nosso convívio.

Como iniciar o processo de autoconhecimento?

Para desenvolver o autoconhecimento, é preciso olhar para dentro de si, tomar consciência dos conhecimentos adquiridos e saber colocá-los em prática. É preciso ter coragem de abrir mão daquilo que é prejudicial, saber dizer “não” e ter clareza de consciência sobre si mesmo — conhecendo seus pontos fortes e os aspectos que precisam de melhoria.