. Coach, conheça 7 técnicas de coaching para melhorar resultados! | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Coach, conheça 7 técnicas de coaching para melhorar resultados!

Em sua grande maioria, quem procura pelo coaching está buscando suporte para melhorar seu desempenho e alavancar seus resultados, alcançando a alta performance. No entanto, para que tais objetivos sejam atingidos, é preciso que o coach se comprometa a eleger boas técnicas.

Para isso, preparamos este conteúdo com uma seleção das melhores técnicas de coaching para melhorar resultados que vão ajudar você a potencializar o trabalho com seus coachees em cada sessão. Quer saber quais são? Então, continue conosco até o final deste post!

Técnicas, ferramentas e métodos de coaching

Antes de você conhecer as técnicas de coaching para melhorar resultados que nós separamos, é importante esclarecer uma confusão bastante comum nessa área: a diferença entre técnicas, ferramentas e métodos de coaching.

Técnicas de coaching

As técnicas de coaching visam ao estabelecimento de uma melhor relação entre o coach e o coachee, fazendo com que eles consigam aumentar sua cumplicidade e reforçar a confiança, o comprometimento e a compreensão entre si.

As técnicas também auxiliam o coach a obter informações a partir da comunicação não verbal, captando e compreendendo o que o coachee expressa de outras maneiras. A partir disso, é possível combinar uma série de técnicas e reaplicá-las sempre que for necessário, a fim de contribuir com a jornada do coachee.

Ferramentas de coaching

Diferentemente das técnicas — que não utilizam papel ou quaisquer outros meios de registro —, as ferramentas de coaching são consideradas recursos palpáveis de identificação comportamental do coachee. Por meio delas, é possível mensurar, por exemplo:

Entre as diversas ferramentas utilizadas estão variedades de gráficos, fichas de planejamento, formulários, testes e perguntas que servem para captar informações relevantes para o processo de coaching.

Métodos de coaching

Já os métodos são a forma como o coach decide conduzir o processo de coaching. Como essa metodologia não visa induzir o coachee mas apenas provocar sua reflexão e seus questionamentos sobre aspectos específicos, o coach precisa identificar e escolher qual é a melhor conduta.

Os métodos estão diretamente ligados à filosofia do coaching e do próprio coach, pois acabam sendo uma impressão de sua compreensão sobre o mundo, a qual acompanha seu nível de desenvolvimento pessoal e profissional.

Técnicas de coaching

Agora que já elucidamos a diferença entre técnicas, métodos e ferramentas de coaching, é hora de conhecer algumas das técnicas mais eficazes utilizadas. Vamos lá?

1. Tipo de pergunta

Essa é uma técnica bastante utilizada para fazer com que o coachee vá mais a fundo nas suas respostas ou que consiga explicitá-las com maior clareza. Trata-se de perguntar “e o que mais?”, assim que o coachee fornecer uma resposta imprecisa ou evasiva. Com essa técnica, as informações fornecidas se tornam mais objetivas e específicas, facilitando a compreensão do coach e gerando insights de qualidade para o coachee.

2. Ancoragem

A técnica de ancoragem é um recurso provindo da programação neurolinguística (PNL) e é utilizada para despertar emoções positivas no coachee. É bastante propícia para ser empregada com aquelas pessoas com altos níveis de estresse e tensão.

A ancoragem consiste na prática de um exercício imaginativo, no qual o coachee precisa pensar e descrever um momento que tenha sido significativo para ele, carregado de boas lembranças e sensações que contribuam para o seu relaxamento e a sua felicidade.

O exercício é finalizado no momento em que você perceber que o coachee está mais à vontade e tranquilo. O encerramento deve ser simbolizado por um gesto simples, com a finalidade de ancorar a boa sensação. Assim, quando o coachee quiser relembrar o sentimento, ele pode acessá-lo por meio do gesto.

3. Patrocínio positivo

O patrocínio positivo é ideal para ser utilizado sempre que o coach quiser estimular algumas atitudes do seu coachee, geralmente relacionadas ao alcance do seu objetivo. Assim como a ancoragem, essa técnica serve para reforçar uma boa sensação quando atribuída a determinada situação ou a algum comportamento.

Para aplicá-la, basta criar algum tipo de recompensa para o coachee quando ele der um passo em direção ao seu objetivo. Isso pode ser feito por meio de um elogio ou de uma simples demonstração de satisfação sempre que um avanço for conquistado durante a sessão.

A fim de reforçar ainda mais um comportamento positivo e fomentar os avanços, é válido disponibilizar algum material complementar — seja sobre motivação ou comportamento, seja em forma de dicas práticas — que venha a auxiliar na jornada do coachee.

4. Ensaio mental

É bastante provável que você já tenha trabalhado com um coachee extremamente tímido ou fechado. Nesses casos, você pode se beneficiar muito da técnica de ensaio mental. Desde que o coachee consiga executar, é uma prática relativamente simples de ser aplicada.

Para realizar o ensaio mental, é preciso solicitar que o coachee conte uma história, ou um filme mental, da sua situação atual e como ele gostaria de mudá-la, descrevendo pontos, situações e características que ele deseja que fossem diferentes.

A partir disso, é preciso propor que o coachee se imagine em uma situação completamente ideal em relação ao que ele almeja. Só então, peça que o seu coachee se comprometa em buscar a realização de tais mudanças em sua realidade.

5. Sintonia com o coachee

Essa é uma das técnicas mais importantes para quem quer obter o melhor desempenho nas sessões. Estar em sintonia com o coachee significa acompanhar suas ideias e compreender suas emoções, mesmo que nem todas elas sejam expostas verbalmente.

A linguagem corporal é muito relevante na execução dessa técnica. Para isso, é necessário ajustar a sua respiração e a sua postura corporal de forma que elas se assemelhem e até combinem com as do coachee. Isso provoca a sensação de identificação e deixa a pessoa mais à vontade na sua companhia.

Você pode, por exemplo, reproduzir alguns gestos ou trejeitos do coachee, tudo de forma sutil e delicada. Dessa forma, você e seu coachee estarão em sintonia, e você poderá até sugerir alguns sentidos diferentes à sessão, mudando o tom de voz para algo mais animado ou sério, por exemplo.

6. Escuta ativa

Outra técnica essencial para o coaching é a escuta ativa. É preciso ter em mente que o processo de coaching não se trata de uma sugestão de mudanças de atitude, mas uma orientação para que o coachee encontre suas próprias respostas e decida o seu caminho.

Por isso, nada é mais importante do que se dedicar a escutá-lo com atenção. Com isso, cria-se uma sintonia maior entre você e o coachee, tornando mais fácil responder ao que está sendo apresentado, seja alguma divagação eventual ou mesmo os silêncios instituídos durante as falas.

Para conseguir identificar o momento de realizar uma pergunta poderosa, é preciso que você esteja disponível a falar 20% do tempo e ouvir durante 80%. Assim ficará mais fácil aumentar a precisão da sua fala, fazendo com que ela seja certeira e pontual, criando conscientização no coachee.

7. Ressignificação

A ressignificação é outra técnica bastante relevante que serve de auxílio para o coachee visualizar situações que causam certo bloqueio mental a partir de uma outra perspectiva, substituindo um sentimento negativo em relação a determinado momento por um positivo.

Um bom exemplo disso é uma pessoa que tem medo de falar em público. Se essa pessoa vê esse momento como um ato expositivo, no qual ela teme cometer erros ou ser julgada, é automático que ela trave e tenha um desempenho ruim. No entanto, quando ela consegue perceber essa situação como uma oportunidade, o sentimento de medo é substituído pelo de desafio ou de animação, recebendo um novo significado.

Então, como podemos perceber, as técnicas são meios de estabelecer conexão e mudança de mindset para gerar resultados positivos e duradouros. Por isso, é essencial sempre buscar formas de aprimorar e desenvolver as técnicas que você já conhece, além, é claro, de aprender outras.

Agora que você conferiu algumas técnicas de coaching para melhorar resultados, que tal nos seguir no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Youtube e ficar por dentro de outros conteúdos como este?