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8 formas de como parar de procrastinar e alcançar resultados

A procrastinação é uma das grandes vilãs da rotina e da produtividade de qualquer pessoa. O hábito de esperar até o deadline para o cumprimento de tarefas faz com que a qualidade do trabalho caia drasticamente. Afinal, o tempo disponível para realizá-la, avaliá-la e, caso necessário, refazê-la, é bem menor — maximizando as chances de ocorrência de erros graves passarem despercebidos e prejudicarem a credibilidade da empresa.

Por isso, é importante saber como parar de procrastinar, melhorar o seu rendimento diário e conseguir os melhores resultados no seu dia a dia, evitando, assim, atrasos e o comprometimento da qualidade das suas tarefas. Continue a leitura e confira 8 dicas imperdíveis que, quando aplicadas, auxiliam a conquistar o tão sonhado sucesso pessoal e profissional!

1. Transforme grandes metas em pequenos objetivos

Uma grande meta a ser cumprida com data de entrega distante passa a imagem de ser algo que pode ser feito depois. No entanto, o que muitos não sabem é que essa atitude é um grande incentivo à procrastinação, fazendo com que a conclusão das tarefas sejam sempre postergadas.

Logo, quando você desmembra uma grande meta em pequenos objetivos, é possível seguir o ritmo do dia, sem atropelos e pressa nos momentos finais — uma das graves consequências da procrastinação.

Se você deseja, por exemplo, realizar 30 horas de atividades físicas em um mês, dividir em horários diários ou uma meta semanal pode ser o ideal. Assim, você não tem aquela sensação de que pode compensar as horas restantes no final do mês, o que poderia levar ao não cumprimento do objetivo desejado.

2. Evite redes sociais e outras distrações

Uma das principais razões da procrastinação é a preferência pela realização de atividades mais prazerosas do que a atividade laboral. Nesse sentido, o uso das redes sociais se consagra como um dos principais vilões.

Uma escapada para olhar o que está acontecendo pode render uma perda considerável de tempo de trabalho. Isso porque uma publicação leva a outra e, quando você percebe, o trabalho está atrasado, o rendimento caiu e o retorno da concentração para as atividades rotineiras demora bastante.

Por isso, evite o uso de redes sociais e conferência de outros conteúdos no horário de trabalho. Assim, evita-se que a distração faça com que você enrole para continuar as suas tarefas e atrase as entregas.

No entanto, é preciso que a mente descanse um pouco também. Para aqueles que têm necessidade disso, o uso da técnica Pomodoro pode ser interessante. Ela funciona da seguinte forma:

Essa técnica descansa a mente e evita que você perca muito o foco, melhorando a sua concentração e produtividade ao longo prazo.

3. Invista em pequenas tarefas cotidianas

A rotina é importante no ambiente de trabalho e, muitas vezes, é melhor estabelecer pequenas tarefas cotidianas do que fazer grandes tarefas por dia. Dessa forma, você condiciona o seu cérebro a esse tipo de atividade, evitando deixar algo para depois.

Além disso, permite adiantar diversos processos simultaneamente, fazendo com que, em caso de problemas, já tenha uma parte adiantada, sem causar atrasos excessivos.

4. Supere os medos

Outra causa da procrastinação é a famosa síndrome do impostor. Nela, a pessoa acredita que não é boa o suficiente para realizar a atividade que exerce, que o seu trabalho não está adequado e, por isso, enrola para entregá-lo na esperança de encontrar alguma brecha ou falha.

Ou seja, o que trava a pessoa é o medo. O receio de não ser bom, de ser criticado e de não estar pronto para a sua função faz com que ela demore para começar as atividades e, principalmente, para entregá-las, simplesmente por uma atitude perfeccionista.

Por isso, identifique se esse medo realmente procede. Entenda que, se você foi designado para determinada função, significa que está apto para exercer tal atividade. Logo, deve confiar mais em si mesmo e diminuir o medo.

5. Identifique o que lhe motiva

Um dos pontos que mais contribui para encerrar a etapa da procrastinação é a motivação. Ela é essencial, pois ao fazermos algo que realmente gostamos (e queremos), tendemos a nos entregar no processo.

Isso pode ser exemplificado por meio da seguinte situação: quando você pensa que determinada tarefa poderá auxiliá-lo em uma futura promoção (algo que é o seu objetivo de vida profissional), se entregará mais a ela pelo anseio de se destacar no seu ambiente de trabalho.

O essencial, aqui, é identificar qual é o ponto principal que mexerá com os seus desejos e anseios, de forma que você sinta-se engajado no dia a dia de trabalho.

6. Crie um sistema de recompensas

Nosso cérebro funciona, muitas vezes, por meio de codificações. Se você condicioná-lo adequadamente, conseguirá bons resultados, além de manter a motivação em alta. E uma das formas de fazer isso é por meio de um sistema de recompensas.

Alguns exemplos de como realizar isso:

É importante que as recompensas sejam algo de valor real. Caso contrário, você não terá o mesmo engajamento para a sua realização e, assim, a estratégia irá por água abaixo.

7. Controle a ansiedade

A ansiedade é um dos fatores que fazem com que as pessoas esperem a proximidade do deadline para a realização das tarefas. Sendo assim, é essencial saber controlar isso, até mesmo para evitar que esse fator se transforme em um estresse desnecessário.

Desse modo, realize algumas medidas de controle da ansiedade no seu dia a dia:

8. Faça planejamentos diários da sua rotina

O planejamento é a chave para evitar procrastinações. Ao detalhar o seu dia com precisão, com prazos para começar e terminar tarefas, você não se enganará de que poderá deixar determinada atividade para depois, pois saberá que não terá tempo hábil para isso.

Muitas vezes, o processo de procrastinação vem justamente do desconhecimento da sua rotina. E, no final, há uma série de atividades acumuladas que não são realizadas como deveriam.

Então, todos os dias prepare em uma agenda do seu dia completo, incluindo horários de deslocamento, lazer, atividades do trabalho, entre outros. Assim, você terá maior consciência da sua rotina e evitará a perda de prazos e procrastinação.

Saber como parar de procrastinar é fundamental para ter uma boa produtividade, sem comprometer a sua imagem profissional. Por esse motivo, não deixe de seguir nossas orientações para se livrar desse mal que, muitas vezes, impede as pessoas de alcançarem o tão sonhado sucesso.

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