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7 maneiras para potencializar a sua carreira

Momentos de crise nos lembram da importância de evoluir na carreira para conseguir manter-se competitivo no mercado de trabalho e ter sucesso. Para manter o seu valor, o profissional precisa tomar atitudes para se aprimorar.

As empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados, que agreguem valor para o negócio, por isso é essencial analisar a situação atual e tentar encontrar pontos que podem ser trabalhados e melhorados.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este post com 7 maneiras para você potencializar a carreira. Acompanhe!

1. Invista em novas competências

O mercado de trabalho está sempre sofrendo mudanças e evoluções. Novas tecnologias são criadas e surgem outros meios de lidar com determinadas questões. Muitas vezes, acabam aparecendo novos caminhos para uma carreira, que permitem uma expansão da área de atuação.

O profissional deve estar atualizado e buscar adquirir novas competências. É possível que uma nova área, aliada à carreira já exercida, dê ao profissional o diferencial necessário para se destacar.

Dessa forma você também se força a sair da zona de conforto, fundamental para aprimorar suas habilidades. Aumentando suas competências e aptidões, você terá uma visão mais ampla e os desafios de novas competências ajudam no desenvolvimento de suas habilidades.

2. Faça um planejamento para a sua carreira

Planejamento é essencial para alcançar qualquer objetivo. Portanto, se você quer potencializar a carreira, é preciso pensar nas formas de fazer isso e como colocar os seus planos em prática.

Outro fator essencial é, após planejar, focar no seu desempenho durante a realização de suas metas e não ficar obcecado pelos resultados. O importante é realizar as ações necessárias com cuidado e qualidade para garantir um bom resultado ao final.

Se você focar apenas nos resultados, pode acabar se frustrando com a espera e as dificuldades encontradas na prática, prejudicando o seu crescimento profissional. Para ajudar com os objetivos maiores sem desanimar, você também pode dividi-los em etapas mais simples.

Dessa forma, em vez de focar nas dificuldades de uma tarefa complexa, você pode aproveitar a sensação de alcançar várias metas menores, o que ajuda na autoconfiança e no ânimo para seguir com os planos.

3. Evite a procrastinação e tenha disciplina

Procrastinar é extremamente prejudicial para quem busca potencializar a carreira, pois prejudica a produtividade e qualidade do trabalho, essencial para que o profissional consiga se destacar e melhorar seu posicionamento no mercado.

Deixar as coisas para depois dá a impressão de que não são importantes e, com o tempo, isso pode virar rotina. Por isso é preciso buscar a realização de tarefas sempre na primeira oportunidade.

É necessário ter disciplina no trabalho, cuidar com as normas, prazos, clientes, atendimento, enfim, qualquer questão que seja relacionada ao bom desenvolvimento da carreira. Dessa forma, o profissional garante a produtividade e a qualidade nos serviços.

4. Busque o aperfeiçoamento

Ao atuar em uma carreira é normal que haja uma certa acomodação após ter aprendido a lidar bem com as rotinas. Contudo, é importante continuar aprimorando as suas habilidades e competências.

Por isso é preciso buscar o aperfeiçoamento e a expansão dos conhecimentos. Dessa forma, o profissional garante que estará atualizado. É possível buscar isso por meio de cursos de outras graduações, cursos de extensão, especializações e MBA.

Outras situações que permitem o aperfeiçoamento são os cursos de idiomas, participação em congressos, palestras, seminários e, até mesmo, a leitura constante de lançamentos relacionados à sua carreira.

Estar atualizado é fundamental para garantir o espaço no mercado de trabalho e potencializar a carreira, mantendo-se sempre relevante na sua profissão.

5. Crie um bom networking

Para ter destaque é importante ter uma boa rede de contatos profissionais que agregam valor à carreira, o chamado “networking”. Para isso é preciso ter contatos que possam trazer novos conhecimentos, estabelecer parcerias ou apresentar outros conhecidos.

Isso pode ser feito buscando pessoas que atuem nas áreas em que você quer ser incluído. Para isso você pode utilizar várias ferramentas, como redes sociais profissionais ou indicações de outras pessoas.

Além de criar, é preciso manter esse relacionamento. Você pode fazer isso participando de eventos profissionais e buscando contato sempre que tiver oportunidade.

Mesmo se você achar que está bem no momento e que isso é desnecessário mantenha o foco em cultivar o networking, pois não adianta buscar seus contatos somente quando precisar. Deve haver uma relação de troca, com benefícios para ambas as partes.

6. Aproveite as horas de lazer

Ter sucesso na carreira e ter destaque profissional é importante, mas é preciso lembrar-se de aproveitar as horas vagas para se divertir e relaxar. O excesso de trabalho, sem lazer e com pouco descanso, pode gerar estresse e outros problemas que, no fim das contas, vão prejudicar o seu desempenho.

É importante separar um tempo para ficar com a família e amigos, aproveitar os seus hobbies, fazer outros programas que não envolvam o trabalho e ter um tempo para descansar.

Para conseguir aproveitar todo o seu potencial é preciso estar saudável, então não adianta focar apenas no trabalho e esquecer-se da sua saúde, física ou mental.

Cuide com os excessos, foque nos seus planos e tenha disciplina. Dessa forma você poderá aproveitar as horas livres sem se preocupar com o rendimento e outras questões profissionais.

7. Gerencie suas emoções

O sucesso na carreira exige tempo e planejamento. Contudo, durante o processo deve-se saber lidar com os desafios. Nesse momento, é preciso saber gerenciar suas emoções.

É preciso entender que a perfeição não existe e não exigir demais de si mesmo. Nos momentos de dificuldades e problemas, é fundamental manter distância da culpa e buscar obter um aprendizado da experiência.

Outro fator fundamental é a persistência. É preciso ter confiança nas suas habilidades e não desistir diante dos problemas para não se sabotar, impedindo a evolução profissional.

Finalmente, a ansiedade deve estar sob controle: as coisas não costumam acontecer no momento desejado, por isso deve-se lidar com a espera e o tempo necessário para a concretização dos objetivos.

Para te ajudar a aplicar todas essas dicas, você pode contar com o auxílio de um processo de coaching e de planejamento de carreira, que te ajudará no desenvolvimento profissional.

Agora que você já sabe como potencializar a carreira, aproveite para conhecer 5 motivos para sair da sua zona de conforto!