. 7 dicas de como ser consistente para melhorar a performance profissional | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

7 dicas de como ser consistente para melhorar a performance profissional

A falta de planejamento e a inconstância são fatores que prejudicam, e muito, a performance profissional. Vários funcionários chegam a perder chances de serem promovidos porque não atuam com regularidade, alternando boas ações com posturas inadequadas, como chegar atrasado e questionar o gestor de forma deselegante.

Por mais bem-humorada que seja uma pessoa, ela vai apresentar, em alguns momentos, sinais de que não está muito animada para exercer uma determinada atividade. Mesmo assim, é preciso manter o foco para evitar ao máximo cometer erros.

Pensando nisso, neste post vamos destacar 7 dicas para ajudá-lo a apresentar um desempenho mais consistente e a desenvolver todo o seu potencial no ambiente de trabalho! Continue lendo e confira:

1. Procure agir com simplicidade

A recomendação para mostrar eficiência é agir com simplicidade e criar uma rede de contatos na empresa.

Imagine que você acabou de assumir um cargo em uma empresa e pretende implantar um projeto de grande porte, que vai modificar os processos da organização. Mas, em vez de apresentar essa ação para o gestor imediato, você opta por mandar um e-mail para os diretores.

Além de exibir um desrespeito à hierarquia, essa atitude mostra que você não está sintonizado com a cultura organizacional. Então, para evitar essa situação, o ideal é ganhar a confiança dos colegas de trabalho e dos gestores aos poucos.

Assim, você vai criar um ambiente mais favorável para expor ações que podem causar um impacto positivo para o negócio.

2. Exercite a paciência

Em qualquer lugar, uma pessoa impaciente vai causar uma má impressão. Pense, por exemplo, que você está fazendo uma atividade profissional em conjunto com o colega e tem um determinado prazo para entregá-la. Porém, o seu parceiro está demorando muito para concluir as tarefas estipuladas.

Nesse caso, é importante você oferecer ajuda para concluir o serviço no tempo adequado. Mas isso deve ser feito com bastante calma e educação. Do contrário, você será visto como uma pessoa de difícil relacionamento na empresa.

Além disso, esse comportamento deve ser adotado com todos os colegas de trabalho, independentemente do seu grau hierárquico. Assim, ao adquirir um elevado nível de paciência, você terá mais condições de mostrar constância no exercício das atividades profissionais, o que é bastante valorizado pelos gestores.

3. Saiba valorizar os processos

Agir dentro das regras de uma organização é uma medida essencial para conquistar o respeito de todos. Isso não significa, contudo, que você deve aceitar passivamente todas as demandas que estão sob a sua responsabilidade.

Com certeza, você precisa mostrar interesse em contribuir para tornar a empresa mais eficiente e atender às demandas do público-alvo. Por outro lado, isso só terá bons resultados se você compreender como a companhia funciona.

À medida que você apresenta um amplo domínio das ações a serem realizadas, fica mais fácil manter uma performance profissional de alto nível. E essa consistência é um fator que pode ajudá-lo a conseguir uma promoção futuramente.  

4. Trabalhe com metas específicas

Imagine que você traçou como objetivo ser um profissional mais qualificado neste ano. Sem dúvida, é uma ação interessante, e que deve ser concretizada. Porém, é preciso saber de que maneira isso será feito. Não adianta estabelecer uma meta se você não tiver parâmetros para medir o seu grau de alcance e um calendário com as iniciativas para efetivá-la.

O correto é estabelecer um objetivo tendo em mente o que será feito para realizá-lo. Por exemplo: um jornalista tem como meta diminuir em 50% o número de erros de português nos artigos produzidos. Para atingir isso, ele pode adotar alguns procedimentos, como:

5. Mostre que você tem força de vontade

Para atingir uma excelente performance profissional, é imprescindível mostrar força de vontade em aprender.

Em alguns momentos, é complicado assimilar novos procedimentos adotados pela empresa. Contudo, isso não é motivo para perder o foco em apresentar bons resultados. Pelo contrário: a dificuldade pode ser usada como uma motivação a mais para vencer o desafio.

Ao agir dessa maneira, você mostra que tem uma postura de buscar uma melhoria contínua. Aliás, a persistência é uma qualidade muito importante, tanto no aspecto pessoal quanto no ambiente de trabalho. Lembre-se disso!

6. Seja responsável para alcançar uma ótima performance profissional

Querer dar um passo maior do que a perna não leva ninguém a lugar nenhum — você deve pensar nisso antes de assumir alguns projetos pessoais e profissionais. Afinal, não adianta querer liderar um grupo de trabalho se você não está devidamente habilitado para exercer essa função.

Essa responsabilidade também abrange o respeito com os colegas de trabalho e com o patrimônio da organização. Chegar atrasado a uma reunião ou levar para casa um equipamento da empresa, sem a devida autorização, são erros que afetam negativamente a imagem de um profissional.

Ao mostrar que tem uma conduta responsável, um funcionário passa a ter mais credibilidade. E isso é crucial para aumentar suas chances de ser reconhecido e ouvido ao apresentar ideias que podem contribuir para a melhoria do desempenho institucional.

7. Elabore planos para o fracasso

Nem tudo acontece conforme planejamos. Mesmo as pessoas mais determinadas e organizadas estão sujeitas a executar ações que não obtêm o resultado esperado. E essa situação acontece por diversos motivos, como mudanças no comando da empresa ou problemas de ordem pessoal.

Nesses casos, é fundamental contar com o famoso plano B. Ou seja, pensar em outra atividade que possa proporcionar satisfação nos segmentos pessoal e profissional. Afinal, às vezes ser pego desprevenido por um problema pode ser até pior do que o problema, em si.

Enfim, como vimos até aqui, flexibilidade, capacidade de manter o foco, determinação, autoconhecimento e vontade de superar as próprias limitações são virtudes fundamentais para se alcançar resultados mais expressivos.

Então, se você deseja fortalecer essas características, vale a pena investir em um coaching! Sem dúvida, ele vai ajudá-lo a traçar suas metas — e a identificar as melhores aneiras de alcançá-las.

E agora, se você gostou deste post e pretende obter uma excelente performance profissional, aproveite para conferir como definir metas e objetivos pessoais!