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6 vantagens de coach de negócios para empresas

O coach de negócios é um profissional capacitado, que auxilia empresários e empreendedores a avançarem rumo ao sucesso de seus projetos. Além do trabalho com os líderes executivos, o treinamento pode ser realizado com a empresa como um todo, otimizando os resultados.

O objetivo principal é criar estratégias e colocar em prática planos de negócios eficientes e voltados para o desenvolvimento do empreendimento. Tudo isso é feito por meio de um processo estimulante e que visa atingir os objetivos mediante o desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais do cliente.

Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas estão percebendo a importância de investir na capacitação de seus funcionários — inclusive na questão da inteligência emocional. Por isso, continue a leitura e confira 6 vantagens de se contar com o coach de negócios em uma organização!

1. Auxilia a boa estruturação e o desenvolvimento dos negócios

O método de coaching voltado para os negócios faz com que empresários, gestores e colaboradores alcancem objetivos por meio de metas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. Com o tempo, os caminhos até tais questões se tornam cada vez mais curtos e práticos.

O coach é quem auxilia no desenvolvimento das habilidades empreendedoras, na capacidade estratégica, nas competências de liderança e na gestão do tempo de todos que participam do processo.

Portanto, essa é a melhor opção para criar uma estrutura consolidada e montar equipes aptas a produzirem mais e melhor. Como consequência, é possível aumentar os lucros e obter resultados positivos.

2. Estabelece objetivos claros e identifica as estratégias para alcançá-los

Se a empresa está passando por situações de constante mudança e buscando evoluir ou se estabilizar no mercado, o coach pode ser fundamental para estabelecer objetivos e definir as técnicas a serem utilizadas para alcançá-los. O passo a passo básico pode ser resumido em:

O prazo para isso precisa ser definido no começo do processo. A partir desse momento, todo o trabalho é pensado e feito de forma a alcançar as metas no menor prazo de tempo possível.

3. Verifica e desenvolve os pontos de melhoria de forma consistente

Esse ponto é interessante para o desenvolvimento tanto da empresa quanto dos envolvidos no processo. O coach de negócios atua em comunhão com a organização, ajudando a identificar e promover pontos de melhoria. Como exemplos, podemos citar:

Além disso, ao passar por um processo de coaching, os colaboradores começam a apresentar — na maioria das vezes — melhoras em relação:

O coach também trabalha indicando resultados e apresenta, por meio de feedbacks, a evolução do cliente e da empresa, tornando o processo mais palpável.

4. Identifica e ajuda a superar os obstáculos

As companhias têm que lidar, todos os dias, com problemas que podem gerar obstáculos ao desenvolvimento e à inovação. Muitas vezes, novas ideias surgem, mas pode ser difícil adequar e alinhar a disponibilidade da equipe e do empreendimento de forma a obter bons resultados.

Além disso, o coach de negócios existe para identificar os mais diversos contratempos que podem surgir durante as operações diárias, como:

Essas adversidades são comuns a muitas organizações. Por vezes, é necessário ter uma visão externa que pontue as falhas e busque por soluções para superar os obstáculos.

5. Ajuda a reconhecer e prevenir bloqueios internos

Bloqueios internos (ou “crenças limitantes”) acometem até as melhores empresas. É comum encontrarmos diretores ou presidentes que acreditam que apenas eles têm conhecimento, capacidade e habilidades indispensáveis para exercer o cargo.

Dessa forma, em um momento de crescimento, a falta de confiança no trabalho de outra pessoa pode limitar a expansão do estabelecimento. A maioria de nossos fracassos vem acompanhada dessas crenças limitantes — que, em geral, são irracionais. É muito comum que tais indivíduos pensem em frases do tipo:

Nesses casos, a função do coach é ajudar a reconhecer e a acabar com os bloqueios internos. O trabalho visa substituir a negatividade por crenças que sejam fortalecedoras, ou seja, que impulsionem, movam e façam seguir em frente — seja qual for a situação.

6. Estimula análises melhores nas tomadas de decisões

Um bom líder precisa ter inteligência emocional e capacidade de tomar decisões que resultem em conclusões positivas para sua área de atuação. Para fazer a escolha certa, porém, pode ser necessário tomar decisões impopulares e avaliar uma série de fatores para que nenhum pilar da instituição seja afetado.

Portanto, o coach não será o responsável por decidir os rumos da empresa. Trata-se do encarregado de promover o autoconhecimento do gestor e abrir caminhos para que ele faça análises mais claras ou tome decisões satisfatórias.

Depois, é importante acompanhar os processos de execução da posição que foi adotada. Nesse momento, percebemos como todo o processo do coaching é integrado: pode ser necessário designar essa função a outro colaborador — e você precisará confiar em seu trabalho.

Contratar um coach de negócios é muito importante para as empresas ganharem cada vez mais destaque no mercado. Esse profissional trabalhará com as próprias competências do empreendedor e de seus colaboradores, de forma a criar engajamento e consolidar valores para o negócio.

Quer implementar um processo de coaching na organização em que atua e está em busca de uma empresa especializada no ramo para ajudá-lo a conquistar resultados de alta performance? Então, entre em contato conosco!