. 6 práticas para se manter atualizado para o mercado de trabalho | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

6 práticas para se manter atualizado para o mercado de trabalho

Não é novidade que o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo. São muitos profissionais lutando por poucas vagas de emprego. Logo, aqueles que não souberem investir em si mesmo, ficarão para trás.

Se você sonha em potencializar sua carreira e alcançar uma posição de sucesso no futuro, é preciso se manter atualizado para o mercado de trabalho e descobrir a melhor forma de sobreviver nesse meio.

Separamos a seguir 6 dicas que podem ajudar nesse processo! Comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

1. Nunca pare de estudar

É recorrente nos depararmos com estudantes recém-formados que acham que o final da faculdade significa o fim dos estudos. Se assim fosse, estaríamos em um mercado saturado de profissionais que sabem apenas o básico do básico, incapazes de inovar ou sair do meio comum.

Pensar que os estudos se limitam apenas ao período da faculdade é um equívoco. Quem seguir por esse caminho tem grandes chances de fracassar.

O profissional dedicado é aquele que investe constantemente em sua educação, aprendendo coisas novas e se especializando cada vez mais. Existem inúmeros cursos no mercado que, além de aperfeiçoar o seu currículo, vão também desenvolver sua criatividade profissional e propiciar oportunidades únicas.

Fazer uma pós-graduação, especialização ou um curso de coaching pode ser exatamente o que você precisa para aprimorar suas aptidões e ampliar seus horizontes. O aprendizado compõe a base de um profissional de sucesso, portanto, nunca pare de estudar!

2. Mantenha-se atualizado

Vivemos em uma época em que a tecnologia avança de forma exponencial. Não fazemos nem ideia do que pode existir daqui a 20 ou 30 anos. Isso, querendo ou não, afeta o próprio mercado de trabalho, que está ligado diretamente aos avanços tecnológicos em todas as áreas profissionais.

Quem não consegue acompanhar essa evolução ou não faz o mínimo necessário para manter-se atualizado vai acabar se perdendo no meio do caminho.

Assim como é importante investir na educação, também é necessário dedicar um tempo do seu dia a dia para acompanhar as novidades, não apenas do mercado de trabalho, mas da sociedade como um todo.

A internet hoje é um excelente meio para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo. Assistir aos jornais da TV, ler revistas, acompanhar as redes sociais, entre diversas outras práticas podem ajudar você a se manter atualizado para o mercado de trabalho constantemente.

3. Desenvolva novas habilidades

Em alguns casos, a mera especialização não é o suficiente para se destacar no mercado. Daí vem a necessidade de desenvolver novas habilidades, que sirvam como um diferencial no seu currículo.

Um profissional que fala várias línguas, por exemplo, tem vantagem em relação àquele que fala apenas o português. A globalização e a comunicação cada vez maior entre as empresas de países diferentes fazem com que as vagas de emprego exijam, em sua maioria, candidatos que saibam pelo menos o inglês básico.

Outro exemplo que também chama atenção no currículo é a pessoa que tem afinidade com mais de uma área e já passou por várias experiências de trabalho diferentes. Isso mostra que o profissional tem desenvoltura para lidar com diversas situações.

Atualmente, é possível fazer diversos cursos online — inclusive de línguas — de modo que você não precisa sequer sair de casa para aprender algo novo. Use a internet a seu favor para melhorar o currículo e chamar a atenção dos empregadores ao concorrer àquela vaga de emprego dos sonhos.

4. Participe de congressos e seminários

Não há nada melhor do que aprender técnicas de trabalho e sucesso com grandes profissionais que já atingiram uma posição que você sonha em um dia também alcançar.

Participar de congressos, palestras e seminários é uma excelente forma de entrar em contato direto com esses gigantes do mercado de trabalho. As dicas e lições que esses eventos transmitem são valiosas para sua ascensão profissional. Além disso, existe a possibilidade de conhecer outros profissionais que têm os mesmos interesses que você. O crescimento da sua rede de contatos pode garantir oportunidades únicas no futuro.

Busque ficar por dentro de todos os eventos que acontecem na sua cidade e tente participar de quantos puder.

5. Trabalhe o networking

Networking nada mais é do que sua rede de contatos profissionais. São pessoas que podem ajudar com indicações, projetos e diversas outras oportunidades.

Como já mencionamos no tópico anterior, uma das melhores formas de trabalhar o networking é participando de eventos relacionados à sua profissão. Você também pode começar a formar sua rede de contatos desde a faculdade, fazendo projetos de pesquisa, aproximando-se dos professores e relacionando-se bem com os colegas.

Caso deseje fazer uma pós-graduação ou qualquer outro curso de especialização, não deixe de se aproximar das pessoas. É preciso vencer a vergonha e a timidez nesses momentos, pois um profissional depende de outros para se manter atualizado para o mercado de trabalho.

Além disso, um networking bem trabalhado pode fazer com que pequenos projetos acabem se tornando grandes empreendimentos, garantindo uma carreira promissora.

6. Fique por dentro das redes sociais

Já ficou bem claro até aqui que a internet é essencial para quem deseja se aprimorar profissionalmente. Mas ainda precisamos destacar a importância das redes sociais no mercado de trabalho.

Atualmente, o LinkedIn é a principal rede de profissionais. Se você ainda não faz parte dela, crie seu acesso agora mesmo. Essa é uma excelente forma de apresentar seu currículo online e fazer contato com pessoas e empresas que estejam relacionados ao seu perfil profissional.

Mas não é só o LinkedIn que é importante para a sua carreira. O próprio Facebook também pode garantir chances únicas. Existem diversos grupos nesta rede social que reúne profissionais de um mesmo segmento e propõe discussões produtivas, além de apresentar oportunidades interessantes, como palestras e cursos gratuitos.

Além disso, você também pode acompanhar os perfis de grandes empresas e empreendedores para conseguir dicas de sucesso e ficar por dentro de tudo.

O mercado de trabalho é como uma selva. Só sobrevive aquele que estiver mais preparado e adaptado. Se você quer se destacar em meio a tantos profissionais que competem nesse cenário, é preciso começar a investir em si mesmo e aproveitar todas as oportunidades que surgirem! Esperamos que, com essas práticas, você consiga se manter atualizado para o mercado de trabalho e tenha muito sucesso na sua carreira!

Gostou? Então, aproveite para compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro das nossas dicas!